Revitagri leva permapicultura às terras do Gerês

Revitagri leva permapicultura às terras do Gerês

A apicultura consiste na criação de abelhas para produção de mel, própolis, geleia real e pólen (…) para além da importância das abelhas enquanto insetos polinizadores. A permapicultura é o conceito de apicultura onde se aplicam os princípios da permacultura, ou seja, um método holístico para planear, atualizar e manter sistemas de escala humana, socialmente e financeiramente estáveis.

No âmbito do Projeto Revitagri, e dando mais um passo no sentido de desenvolver ações de capacitação dos agentes locais, para estimular a transferência de conhecimento, serão realizados dois workshops sobre “Permapicultura” com o Eng. Eduardo Martins, em dois lugares distintos para assim tornar mais fácil a participação dos habitantes/produtores do Parque Nacional/Reserva Mundial da Biosfera, mas também a todas as pessoas interessadas em saber mais sobre este tema.

Assim, no dia 15 abril o workshop realiza-se pelas 10:00h no Salão Nobre da Câmara Municipal de Terras de Bouro, enquanto que no dia 17 de abril, o mesmo acontece às 14:00h, Posto de Turismo de Arcos de Valdevez.

Nestas sessões serão abordados os princípios da permapicultura (deixar a abelha trabalhar sem intervenções nem interferências) em oposição à apicultura clássica (participação ativa do apicultor e intervenções constantes na colónia). Nesse sentido será muito interessante para quem já pratica apicultura poder fazer uma análise à luz desta filosofia, por outro lado, para quem quer iniciar esta atividade poder aprender a construir uma colmeia de permapicultura.

O artigo foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Comente este artigo
Anterior Governo dos Açores promove alterações no POSEI para travar produção de leite
Próximo Regime de apoio de aconselhamento agrícola passa a apoiar 100% das despesas elegíveis

Artigos relacionados

Últimas

Jornada Técnica “Silvicultura do Pinhal-bravo” – 22 de novembro – Coimbra

Convidam-se todos os interessados na gestão do pinhal-bravo a reservar esta data na agenda: 22 de novembro de 2019. […]

Comunicados

CoLAB VINES&WINES recebe investigadores de várias instituições nacionais

[Fonte: ADVID] No dia 25 de Setembro, o Laboratório Colaborativo VINES&WINES, um novo departamento da ADVID, promoveu, no âmbito da sua apresentação, […]

Nacional

Colóquio “A Economia Circular no Sector Agroalimentar”. Em Lisboa. Entrada livre

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica, em associação com o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do […]