Reutilização da água para irrigação agrícola: Conselho adota novas regras

Reutilização da água para irrigação agrícola: Conselho adota novas regras

A UE está a tomar novas medidas para reduzir o risco de escassez de água para a rega das culturas. O Conselho adotou hoje, por procedimento escrito, um regulamento que irá facilitar a utilização de águas residuais urbanas tratadas (águas depuradas) para fins de irrigação agrícola.

As regras ajudarão a Europa a adaptar-se às consequências das alterações climáticas. O regulamento está em plena conformidade com os princípios da economia circular e irá aumentar a disponibilidade da água e incentivar a sua utilização eficiente. Assegurar quantidades de água suficientes para a irrigação dos campos, em especial durante vagas de calor e secas extremas, pode ajudar a prevenir a quebra de produção das colheitas e a escassez de alimentos.

Dado que as condições geográficas e climáticas variam consideravelmente nos vários Estados-Membros, qualquer Estado-Membro pode decidir que não é conveniente utilizar águas depuradas para a irrigação agrícola em partes ou na totalidade do seu território.

A decisão de hoje significa que o Conselho adotou a sua posição em primeira leitura. O regulamento deve agora ser adotado pelo Parlamento Europeu em segunda leitura antes da sua publicação no Jornal Oficial.

Comente este artigo
Anterior Pioneer desmente ADACO e garante que não faltam sementes de milho ou girassol
Próximo Morangos e framboesas já podem ser retirados do mercado com apoio do Governo

Artigos relacionados

Dossiers

Boletim meteorológico para a agricultura – agosto 2019

O mês de agosto de 2019 em Portugal continental classificou-se como quente em relação à temperatura […]

Últimas

Syngenta Flowers e Universidade do Algarve recebem 200 escuteiros em workshop sobre Horticultura

Proporcionar aos jovens um contacto direto com as plantas e cativá-los para a prática da Horticultura e para a formação superior nesta área foi o objetivo de uma atividade organizada pela Universidade do Algarve com a participação da Syngenta Flowers, […]

Últimas

Sexta edição do Prémio Intermarché Produção Nacional com inscrições abertas

Decorrem até ao próximo dia 15 de
Julho as candidaturas da 6ª edição do Prémio Intermarché Produção Nacional
(PIPN). […]