Resumo Climatológico – Setembro 2019: Quente e Seco

Resumo Climatológico – Setembro 2019: Quente e Seco

[Fonte: IPMA] O mês de Setembro de 2019 classificou-se como quente em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação (Figura 1).

  • O valor médio da temperatura média do ar em Portugal continental, 20.95 °C, foi superior ao valor normal em 0.72 °C (Figura 2).
  • O valor médio da temperatura máxima do ar, 28.00 °C, foi 1.71 °C superior ao valor normal, sendo o 6º valor mais alto desde 2000.
  • O valor médio da temperatura mínima do ar, 13.90 °C, foi 0.26 °C inferior ao valor normal (Figura 3).

Na primeira quinzena do mês de setembro, considerando a média para Portugal continental, os valores de temperatura do ar foram, em regra, superiores ao valor médio, destacando-se os valores de temperatura máxima, no período de 1 a 8 que estiveram muito acima do normal (Figura 4).

  • O valor médio da quantidade de precipitação em setembro, 19.8 mm, corresponde a cerca de 47 % (-22.3 mm) do valor normal mensal (Figura 5).
  • No final do mês setembro a região do interior Norte e Centro, a região de Vale do Tejo, a região do Alentejo e do Algarve continuam com valores de percentagem de água no solo iguais ou próximos ao ponto de emurchecimento permanente (Figura 6)
  • Na região do Minho verificou-se um ligeiro aumento dos valores de percentagem de água no solo em relação ao final de agosto.

De acordo com o índice PDSI, no final setembro, mantém-se a situação de seca meteorológica, verificando-se um aumento da área em seca moderada nas regiões do Norte e Centro e uma diminuição da área em seca extrema na região Sul (Figura 7).
Deste modo, no final de setembro, a distribuição percentual por classes do índice de seca no território é a seguinte (Tabela 1):

  • 15.4 % seca fraca
  • 48.4 % seca moderada
  • 32.7 % seca severa
  • 3.4 % seca extrema

→ Documento na íntegra ←

Figura 1 – Temperatura e precipitação no mês de setembro
Comente este artigo
Anterior Previsão de longo prazo - 07 out. a 03 nov. 2019
Próximo SEF apanhou 773 patrões a usar imigrantes ilegais nas suas empresas

Artigos relacionados

LIVE

Live-stream: Desafios e oportunidades na aplicação de tecnologias digitais avançadas no setor agroindustrial

Desafios e oportunidades na aplicação de tecnologias digitais avançadas no setor agroindustrial […]

Sugeridas

PSD quer equilíbrio e realismo na Estratégia “do Prado ao Prato”

Os eurodeputados Álvaro Amaro, Lídia Pereira e Cláudia Monteiro de Aguiar enviaram, esta semana, à Comissão da Agricultura e Desenvolvimento Rural e à Comissão do Ambiente, da Saúde Pública […]

Últimas

Brasil declara emergência fitossanitária para conter praga de gafanhotos

A medida foi anunciada num decreto publicado pelo Ministério da Agricultura brasileiro, que declarou emergência nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, […]