Recenseamento Agrícola 2019 – INE recruta entrevistadores a partir de janeiro

RA2019 INE BANNER entrevistadores azul

Está a ser preparado o Recenseamento Agrícola 2019 (RA 2019), uma operação censitária efetuada de dez em dez anos, no quadro da legislação europeia em vigor.

O Recenseamento Agrícola é um importante instrumento para a caracterização da agricultura do País, das estruturas e sistemas de produção, da população rural e dos modos de produção agrícola. Constitui um instrumento essencial para o conhecimento da agricultura portuguesa, para a quantificação do seu contributo para a economia nacional, para a definição das políticas públicas e para a tomada de decisão no domínio privado deste setor. Assume-se, além disso, como a única fonte exaustiva de informação sobre o setor agrícola, pois recolhe dados sobre todas as explorações agrícolas nacionais, proporcionando resultados a níveis geográficos muito detalhados como a freguesia ou o município.

A realização do Recenseamento Agrícola permite, assim, responder às necessidades estatísticas nacionais e internacionais, obrigando atualmente, a legislação da UE que todos os Estados Membros procedam à realização desta operação, assegurando a existência de um mesmo enquadramento geral (conceptual e metodológico), o que permite obter resultados harmonizados e comparáveis. Esta obrigatoriedade decorre da importância dos resultados do Recenseamento Agrícola para a definição e monitorização da Política Agrícola Comum, cuja relevância se encontra traduzida ao nível do orçamento da UE, enquanto instrumento fundamental para o desenvolvimento económico e social europeu.

A Comissão de Acompanhamento do RA 2019, estabelecida pela RCM n.º 40/2018, de 22 de março, tem a missão de acompanhar o seu desenvolvimento, preparação e a implementação, sendo coordenada pelo Instituto Nacional de Estatística, I. P. (INE, I. P.) em articulação com o Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP).

A recolha de dados, dirigida a todas as explorações agrícolas, será efetuada por entrevista presencial, em todo o território nacional. A dimensão desta operação estatística implica o recrutamento de 1300 entrevistadores, a partir de janeiro de 2019, sendo as equipas de campo responsáveis pela realização das entrevistas, registo e validação de dados.

As candidaturas  poderão ser efetuadas em www.ine.pt a partir de janeiro de 2019.

Para mais informações, envie e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Flyer

O artigo foi publicado originalmente em GPP.

Comente este artigo
Anterior “Mata-Vacas – Processo RNC 2050”… - João Dinis
Próximo Governo diz que já executou metade do Programa de Desenvolvimento Rural

Artigos relacionados

Comunicados

Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola – Alcobaça recebe primeiro Atelier de Inovação

O Crédito Agrícola e a INOVISA levam a Alcobaça, no âmbito do “Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola”, o primeiro de quatro Ateliers de Inovação. […]

Comunicados

Mercado do leite e dos produtos lácteos: liquidadas existências públicas de leite em pó desnatado

No último concurso, foram vendidas as 162 toneladas restantes de uma quantidade inicial de 380 000 toneladas de existências públicas de leite em pó […]

Comunicados

Judo® é a nova solução da sapec agro no combate à flavescência dourada

A SAPEC AGRO acaba conseguir um alargamento de espectro do seu inseticida  JUDO® para o combate à Flavescência Dourada da Vinha. […]