Questionário on-line sobre iniciativas de bioeconomia em meio rural

Questionário on-line sobre iniciativas de bioeconomia em meio rural

Está em curso até 31 de Janeiro um questionário on-line sobre iniciativas em bioeconomia a desenvolver em meio rural, promovido no âmbito da ENRD – Rede Europeia para o Desenvolvimento Rural | Grupo Temático Sobre Integração da Bioeconomia. A iniciativa visa «recolher exemplos de empresas de pequena e média dimensão, empresas sociais ou quaisquer iniciativas públicas ou privadas que contribuam para o desenvolvimento de cadeias de valor e clusters de bioeconomia a desenvolver em meio rural».

Pretende-se assim a partilha de experiências de projectos inovadores ligados à utilização de recursos renováveis ou a fluxos de resíduos provenientes da agricultura ou silvicultura, desenvolvidos «com o objectivo de criar rendimentos, empregos e oportunidades em áreas rurais» e que garantam o uso sustentável dos recursos naturais. Segundo o Gabinete de Políticas, Planeamento e Administração Geral (GPP) do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, «os exemplos recolhidos contribuirão para a elaboração de um inventário de iniciativas europeias sobre a bioeconomia rural, através do qual qualquer interessado pode aceder a informação relativa a experiências concretas e abordagens testadas».

O GPP indica ainda que os resultados deste inquérito serão publicados através do Portal da Bioeconomia Rural e das publicações da ENRD, «que também fornecerá material para a análise das lições aprendidas quanto à promoção das cadeias de valor da bioeconomia rural». O questionário pode ser acedido aqui, mas recomenda-se a leitura prévia do documento de suporte.

Notícias relacionadas




Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Anterior Ministério da Agricultura: 2018 foi “francamente positivo para o complexo agroflorestal português”
Próximo Aprolep pede aumento do preço do leite e insta Governo a bater-se por “mercado responsável”

Artigos relacionados

Nacional

Amaragem de avião que combatia fogo em Tomar provocou apenas danos materiais

A amaragem na barragem de Castelo de Bode de um avião que participava no combate ao incêndio que lavra no concelho de Tomar, […]

Nacional

Presidente da Fenareg diz que “barragens têm sido feitas avulso” e defende plano a longo prazo (c/som)

[Fonte: Rádio Campanário] Ao longo das últimas décadas, surgiram inúmeras barragens na região Alentejo, sendo a mais notória o Alqueva, […]

Últimas

Governo acolhe proposta do CDS sobre financiamento de projetos do PDR2020 na área da viticultura

A lei do OE2017 (Orçamento do Estado) previa a transferência de receitas próprias do IVV, até ao limite de €2.000.000, para aplicação no PDR 2020 em projetos de investimento ligados ao setor vitivinícola.