Queso Castellano: Comissão aprova nova indicação geográfica protegida em Espanha

A Comissão Europeia aprovou a inclusão de uma nova indicação geográfica da Espanha no registo de indicação geográfica protegida (IGP). Em causa está o Queso Castellano, um queijo gordo a gordo extra produzido a partir de leite de ovelha cru ou pasteurizado produzido em explorações situadas em Castela e Leão.

O seu paladar é encorpado e intenso, mas mais ácido no palato do que outros queijos semelhantes, como resultado das etapas de prensagem e maturação no processo tradicional de produção de queijos.

Levemente picantes

Estes queijos são levemente picantes, com sabores moderados a altamente persistentes e um final de boca limitado.

A criação de ovinos e a produção de queijo em Castela e Leão remontam ao século XVI e o Queso Castellano é hoje bastante popular nos mercados rurais, nas lojas e nos estabelecimentos especializados.

Esse novo registo junta-se aos quase 1.470 produtos já protegidos, cuja lista está disponível no banco de dados eAmbrosia, aqui.

Em “luta” desde 2015

Desde Julho de 2015 que os promotores e os responsáveis pala pasta da Agricultura espanhola colaboram neste objectivo.

A Federação Castelhano Leonesa de Indústrias Lácteas, proprietária do selo distintivo, pretende assim impulsar a produção de queijo de ovelha de qualidade. Os produtores associados à marca Queso Castellano podem já integra o novo selo nos seus rótulos.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo
Anterior Máquinas ceifam um quinto dos postos de trabalho na agricultura
Próximo Já votou no Castanheiro de Vales no Concurso “Árvore Europeia do Ano 2020”?

Artigos relacionados

Últimas

Preços de produtos agrícolas no produtor crescem em Abril: mais 20,1% nos hortícolas frescos e 11,9% nos suínos

O índice de preços de produtos agrícolas no produtor, em Abril de 2020, registou uma variação positiva nos hortícolas frescos (+20,1%), suínos […]

Últimas

Aprovada nova regulamentação para o cultivo de cânhamo – Cannabis sativa para fins industriais

Atentos à crescente procura de produtos à base de cânhamo, destinados ao uso industrial, e considerando também a elevada potencialidade agrícola desta cultura no nosso país, o Governo […]

Nacional

Em dois anos o Born from Knowledge distinguiu 23 projetos em concursos de inovação nacionais

Desde 2017, a Agência Nacional de Inovação (ANI) já premiou 23 projetos e empresas em concursos e prémios de inovação nacionais promovidos por entidades como COTEC, […]