O PS/Açores defendeu hoje a manutenção do apoio aos agricultores de Santa Maria por parte do Governo Regional, de coligação PSD/CDS/PPM, para garantir a diferenciação dos produtos lácteos daquela ilha face aos das outras.
“Importa que o atual Governo continue a dar seguimento ao apoio que estava a ser efetivado à Associação Regional dos Criadores de Caprinos e Ovinos dos Açores, pelos governos do PS, e que permita que, no futuro, Santa Maria tenha produtos lácteos diferenciados das restantes ilhas dos Açores”, afirmou a deputada do PS/Açores Bárbara Chaves, citada em nota de imprensa.
A parlamentar destacou o investimento feito pelo Governo Regional anterior, liderado pelo PS, na construção de uma unidade fabril em Santa Maria, o que permitiu à Associação Regional dos Criadores de Caprinos e Ovinos dos Açores (ARCOA) “rentabilizar o leite produzido em Santa Maria e criar mais-valias económicas para os produtos marienses”.
Segundo a socialista, a ARCOA implementou um “projeto inovador que iniciou agora uma fase experimental” e que irá produzir queijo de ovelha, requeijão, iogurte ou queijo de mistura.
No comunicado, Bárbara Chaves destaca que “irá continuar a pugnar junto” do executivo açoriano para que o “apoio necessário” aos agricultores marienses “continue a ser uma realidade”.
Na segunda-feira, o PPM/Açores criticou o “estado de abandono” a que a ilha de Santa Maria foi remetida pelos governos socialistas nos Açores, apontando a falta de investimento na rede viária, nas obras públicas e no setor agrícola.
O social-democrata José Manuel Bolieiro tomou posse em novembro de 2020 como presidente do Governo dos Açores, liderando um executivo que integra o PPM e o CDS-PP.
De 1996 até novembro de 2020, o executivo açoriano foi liderado pelo PS: de 1996 a 2012 com Carlos César e depois com Vasco Cordeiro.