Proteção Civil regista 19 incêndios esta manhã

Proteção Civil regista 19 incêndios esta manhã

[Fonte: Rádio Renascença]

Nas últimas horas, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 19 incêndios ativos, que mobilizavam 243 operacionais e 71 meios.

Mais de 70 operacionais combatiam cerca das 7h00 um incêndio florestal na freguesia de Pinheiro da Bemposta, concelho de Oliveira de Azeméis, no distrito de Aveiro, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

O fogo, cujo alerta foi dado às 3h32, estava às 7h00 por dominar, envolvendo 73 operacionais com o apoio de 22 meios terrestres.

A ANPC destacava na sua página um fogo na localidade Rans, concelho de Penafiel, distrito do Porto, que começou às 3h30 e mobilizava 20 operacionais, com o auxílio de sete meios terrestres.

Na segunda-feira, a ANPC emitiu um aviso à população sobre o perigo de incêndio rural, devido à manutenção de temperaturas acima do habitual para a época e “acentuado aumento da intensidade do vento”.

O texto avisa que o cenário meteorológico “traduz-se num aumento dos índices de risco de incêndio até quarta-feira, com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios em todo o território continental”, com níveis de risco elevado e muito elevado.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a temperatura máxima está acima dos valores normais para a época do ano, com valores entre 25 graus e 28 nas regiões centro e sul e entre 20 e 25 na região norte.

Face a estas previsões, a ANPC lembra que a queima de matos cortados e amontoados e de qualquer tipo de sobrantes de exploração está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa.

Comente este artigo

O artigo Proteção Civil regista 19 incêndios esta manhã foi publicado originalmente em Rádio Renascença.

Anterior Dominado incêndio em Águeda
Próximo JPP critica Governo Regional por gestão florestal “completamente absurda”

Artigos relacionados

Eventos

2º Dia Aberto do GoFigo Produção – 31 de agosto – Torres Novas

O 2º Dia aberto do Grupo Operacional Figo Produção vai realizar-se no dia 31 de Agosto perto de Adofreire, Torres Novas. […]

Últimas

Lusiaves aumenta para 80 as vagas de emprego para a população afetada pelos incêndios

Após terem aberto 50 vagas de emprego destinadas à população afetada pelos incêndios, o Grupo Lusiaves aumenta agora o número para 80, […]

Nacional

Fileira da madeira contesta “suspensões recorrentes” impostas à exploração florestal

[Fonte: Correio da Manhã]
A Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP) contestou hoje as “suspensões recorrentes” […]