Face às previsões meteorológicas dos próximos dias, o Governo decidiu esta quinta-feira prolongar a Declaração de Situação de Alerta, que prevê, entre outras coisas, a proibição de queimas e queimadas e a dispensa de trabalhadores que também sejam bombeiros.
Estas medidas excecionais estão em vigor desde sexta-feira da semana passada, e por despacho conjunto dos ministros da Administração Interna e da Agricultura acabam de ser prolongadas até ao final da próxima segunda-feira.
Para além disso, foi hoje anunciado que a Proteção Civil vai reforçar os seus meios durante o fim-de-semana.
A partir de amanhã, o país passa a ter nove distritos em alerta laranja e outros nove em alerta amarelo, sendo que os distritos com maior risco de incêndio são os da metade sul de Portugal continental.
Ainda hoje, também a Direção-Geral de Saúde emitiu um aviso à população, dando conta de conselhos para enfrentar o calor que já se faz sentir e que deverá continuar nos próximos dias.
Essas recomendações podem ser consultadas aqui. Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, pode contactar a Linha Saúde 24, no 808 24 24 24.