Concurso promovido pelo Horse Economic Forum tem como objetivo reunir as ideias mais inovadoras para desenvolver o setor equestre. O primeiro lugar foi atribuído a um projeto que utiliza Inteligência Artificial para selecionar a embocadura mais apropriada ao cavalo. Conferência internacional junta especialistas internacionais entre 19 e 20 de maio.
Foram hoje conhecidos os grandes vencedores do primeiro Horse Business Ideas, um concurso de ideias de negócio lançado pelo Horse Economic Forum, conferência internacional promovida pelo Município de Alter do Chão, que está a decorrer desde ontem na vila alentejana.
O projeto Intelligent Bit Chooser – que usa Inteligência Artificial para selecionar a embocadura mais apropriada ao cavalo – conquistou o primeiro lugar do concurso. O segundo lugar foi atribuído à ideia Horse Groom Recruitment & Academy e o terceiro ao projeto Equitourism – activ aging (EAA).
Com a Intelligent Bit Chooser, Rui Pedro Moura pretende desenvolver sensores, analisadores de movimento e dos andamentos, e software para recolher e analisar indicadores que ajudam a avaliar a eficácia da comunicação do cavalo com o cavaleiro proporcionada pela embocadura, o grau de desconcentração e concentração durante o trabalho ou em competição, assim como a performance e os resultados alcançados.
Já o Horse Groom Recruitment & Academy, criado por Tânia Rodrigues da Silva e David Amaral, oferece um serviço de mediação e procura colmatar a falta de mão de obra qualificada no desporto equestre.
O projeto Equitourism – Activ Aging (EAA), liderado pela Academia Equestre João Cardiga – Associação, destina-se a pessoas com mais de 60 anos que pretendam aprender a montar a cavalo, aperfeiçoar a sua técnica ou ter apenas momentos de lazer, em contacto com os cavalos, numa vertente lúdica e turística e bem-estar.
Além dos prémios aos 3 melhores projetos, foram ainda atribuídas 14 menções honrosas, entre as 35 candidaturas ao primeiro Horse Business Ideias. O júri do concurso foi composto por membros do Fórum de Administradores e Gestores de Empresa (FAE), que avaliaram os projetos submetidos de acordo com critérios de inovação e criatividade, potencial de diferenciação, viabilidade e sustentabilidade, e potencial de impacto económico.
O Horse Economic Forum junta dezenas de especialistas nacionais e internacionais, no Cineteatro de Alter do Chão, para debater as potencialidades do setor equestre. Este é o primeiro evento do género organizado em Portugal e o seu objetivo principal é contribuir para a promoção e inovação da economia do cavalo.
Um dos momentos mais importantes desta conferência foi a apresentação do Annual Report, no dia 19 de maio, onde foi revelado que o valor económico do cavalo na União Europeia é de 100 mil milhões de euros. Já em Portugal, o seu valor económico é de cerca de 25 milhões de euros, se olharmos apenas à componente do desporto equestre.
No nosso país, Alter do Chão é um dos municípios mais emblemáticos da tradição coudélica, onde está inserida a Coudelaria de Alter. Em média, nascem neste espaço 60 cavalos por ano. Em 2019 obteve receitas de 180 mil euros.
Fonte: Horse Economic Forum