International Business Forum decorre de 24 a 28 de maio e tem inscrições gratuitas até dia 9 de abril
De 24 a 28 de maio de 2021, a Portugal Foods organiza o International Business Forum, uma iniciativa que tem por objetivo promover a oferta nacional de produtos do setor agroalimentar junto de compradores de dez países europeus e extracomunitários.
Com as deslocações ao estrangeiro e a realização de eventos presenciais fortemente condicionadas devido ao contexto pandémico, o objetivo deste evento integralmente digital é o de contornar as restrições à promoção presencial e aproximar a oferta da procura, visando aumentar consideravelmente as vendas ao exterior e criar novas oportunidades de negócio com a valorização da marca Portugal.
Num momento em que o impacto da pandemia de Covid-19 se faz sentir em todos os mercados e setores, e condiciona a mobilidade e a capacidade de participação em feiras internacionais, a PortugalFoods decidiu avançar para a organização do primeiro International Business Fórum nos próximos dias 24 e 28 de maio. O Fórum, integrado na iniciativa Portugal Excecional 2.0, tem, de acordo com Deolinda Silva, diretora-executiva da PortugalFoods, “o objetivo assumido da promoção internacional de produtos diferenciados e de maior valor acrescentado do setor agroalimentar português junto de compradores e opinion makers internacionais. Este é um esforço que fazemos em prol do setor, encontrando na tecnologia e no digital um recurso que nos permite mostrar a excelência e a diversidade da oferta da produção portuguesa a compradores internacionais exigentes”.
Nesta ação, que decorrerá exclusivamente em formato online, players de 10 países – Espanha, França, Brasil, Reino Unido, Angola, Federação Russa, Luxemburgo, Suécia, Dinamarca e Irlanda – poderão contactar com a oferta portuguesa através de um showroom de produtos de diferentes categorias como padaria e pastelaria, lacticínios, bebidas, pescado e marisco, frutas e vegetais, produtos de mercearia, carne e produtos cárneos, azeitonas e azeite, produtos de confeitaria e snacks, assim como produtos naturais e biológicos.
No atual contexto, em que o setor agroalimentar continua a revelar uma grande resiliência face a todos os constrangimentos e dificuldades impostos pela pandemia de Covid-19 – com resultados muito positivos ao nível das exportações de bens – a PortugalFoods pretende contribuir, com a promoção desta iniciativa, para a divulgação internacional do setor agroalimentar português, evidenciando as competências das entidades do setor nacional e demonstrando o potencial internacional das mesmas. E, com esta forte aposta na comunicação e na promoção dos produtos portugueses, espera-se conseguir aumentar consideravelmente o valor das vendas ao exterior, bem como o valor da marca do país.
A internacionalização é precisamente uma das fortes apostas do plano de ação da PortugalFoods, que sempre assumiu um papel relevante na capacitação para a abordagem internacional do setor agroalimentar português e na promoção do setor junto dos mercados externos.
Nesse sentido, e tendo em conta as restrições provocadas pela pandemia associada à COVID-19, e para fazer face à não participação e/ou cancelamento de alguns eventos presenciais, a PortugalFoods definiu um conjunto de ações que apostam na realização de eventos digitais. Estas ações, apesar de serem realizadas virtualmente, têm como objetivo que as empresas portuguesas possam dar a conhecer o que de melhor se produz em Portugal, potenciando a concretização de negócios com importadores destes países/regiões e incrementando os esforços do setor agroalimentar para a internacionalização para estes mercados.
Seguindo o formato de participação dos fóruns internacionais presenciais organizados pela PortugalFoods ao longo dos últimos anos, a participação neste evento é gratuita e as empresas poderão inscrever-se até ao dia 9 de abril.