No dia 7 de julho de 2024, ocorreu o primeiro Workshop Europeu sobre a praga Alfinetes, abordando o problema das larvas de escaravelho / click beetles (alfinetes) que afetam várias culturas, como batatas e cenouras. Estas larvas causam danos significativos ao perfurarem raízes e tubérculos, resultando em perdas de qualidade e rendimento.
O aumento dos problemas na UE com os alfinetes, devido às mudanças climáticas e à transição para uma agricultura mais verde, exige inovações no setor agrícola europeu.
Romans Vorss, Diretor Técnico da Europatat, destacou-se como palestrante, discutindo a “Gestão da praga alfinetes em batatas: Entender o problema e a solução”, onde elevou os seguintes temas:
- Agravamento do Problema: Nos últimos 10 anos, o problema dos alfinetes tornou-se significativo na UE, agravado pela retirada de produtos de proteção de plantas como fipronil e etoprofos, sem estatísticas fiáveis sobre a sua extensão.
- Necessidade de Pesquisa: São necessários mais dados e pesquisas para compreender os inimigos naturais dos alfinetes, a interação com diferentes variedades de batata e o ciclo de desenvolvimento dessas larvas.
- Estratégias de Controlo: Possíveis métodos incluem a rotação de culturas e autorizações de emergência, com discussão contínua entre diversos países europeus sobre as melhores práticas.
- Colaboração e Sensibilização: Há uma forte vontade de cooperação do setor privado, com a Europatat atuando como elo entre pesquisadores e profissionais da indústria, promovendo a angariação de fundos e a implementação de soluções inovadoras.
Este workshop foi crucial para a cooperação entre os Estados membros no combate à praga de alfinetes, promovendo a partilha de conhecimentos e soluções inovadoras para melhorar a gestão de pragas e a sustentabilidade das culturas.
Fonte: Porbatata