Previsões INE: tomate para indústria regista produtividade de 95 toneladas por hectare

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 30 de Setembro, apontam para um considerável aumento na produção de tomate para a indústria, para valores acima das 1,4 milhões de toneladas, numa campanha com um registo de produtividade (95 toneladas por hectare) ao nível dos mais elevados.

Registam-se ainda aumentos de produção na batata de regadio (+15%), enquanto no arroz a produção deverá ser semelhante a 2018, revela o INE no seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Outubro de 2019.

Maçã com maior produção dos últimos 30 anos

Nos pomares de maçã, as condições meteorológicas favoráveis e a entrada em plena produção de novos pomares contribuíram para aquela que será a maior produção das últimas três décadas (340 mil toneladas).

Também na amêndoa, e essencialmente devido aos mesmos factores, prevêem-se aumentos significativos na produção (+55%), enquanto na castanha estima-se que o rendimento unitário deverá regressar para valores próximos de uma tonelada por hectare. Na pêra, tal como no pêssego, a produção deverá ficar ao nível da alcançada na campanha passada.

Quanto à vinha, verificou-se que as condições atmosféricas adversas (baixas temperaturas no vingamento e escassa precipitação ao longo do desenvolvimento do cacho) influenciaram a produção em diversas regiões produtoras, sendo que, globalmente, deverá registar-se uma diminuição de 5% no vinho produzido.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Portugal Fresh mostra em Madrid o melhor da produção nacional de frutas e legumes
Próximo Portugal Fresh leva 46 empresas e entidades à Fruit Attraction 2019

Artigos relacionados

Últimas

Governo da Madeira apoia financeiramente associações de proteção de animais

O Governo Regional da Madeira criou um regulamento que permite às associações de proteção animal da região usufruírem de um apoio financeiro anual para controlo e proteção dos animais de companhia errantes. […]

Últimas

Esmagados entre o fogo, a invasão e a bala

O pequeno agricultor Francisco Silva observa o pasto ralo, com pequenos tufos de capim ressecado, e conta as vacas que vão emagrecendo e se acumulam numa área pequena demais para a alimentação delas. […]

Últimas

Trinta e seis por cento do continente em seca severa e extrema

De acordo com índice meteorológico de seca (PDSI) disponível no ‘site’ do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), […]