Previsão do tempo para a semana 23-29 Agosto

Previsão do tempo para a semana 23-29 Agosto

“Previsão do tempo para a semana – Calor intenso com valores acima dos 40ºC em alguns locais.”

— Tempo quente, com temperaturas acima do normal.

A previsão para esta semana aponta para uma influencia clara do anticiclone, associado à migração para norte da circulação do jato subtropical.

Este padrão clássico de Verão levará a uma persistência de massas de ar quentes sobre o território, e ao afastamento das massas de ar frio bem para norte e para longe da Península Ibérica.

Esperamos assim uma subida das temperaturas em todas as regiões, com valores a superar os 40ºC em alguns locais e com a maioria do território a superar os 30ºC. As noites serão também bastante quentes principalmente no Algarve, região de Lisboa e em alguns locais do interior.

O vento será em geral fraco a moderado do quadrante norte.

“Calor de pleno Verão para terminar Agosto, temperaturas acima dos 40ºC em alguns locais! O vento não será muito significativo.”

Influencia do anticiclone sobre o território, com as perturbações Atlânticas e massas de ar frio bem afastadas para norte.

—Risco de incêndio, Poeiras e Furacões no Atlântico.

Ao longo da semana o calor intenso em conjunto com o tempo seco e condições de vento por vezes moderado, em especial nas terras altas e em alguns locais do litoral, deverão acentuar o risco de incêndio. Aconselha-se assim a máxima prudência.

Apesar de nas camadas baixas o vento predominar de norte, devido à baixa térmica sobre Espanha e norte de África, em altitude o fluxo será de componente sul.  Este não só é responsável pelo transporte de massas de ar mais quente, como também irá trazer um aumento da carga de poeiras vindas de África.

Alertamos ainda para o reforçar da atividade ciclónica no Atlântico tropical, que em parte poderá também alimentar alguns sistemas de baixa pressão mais ativos no Atlantico norte.
Aconselhamos assim a todos os que têm planos de viagens para os EUA ou região das Caraíbas que se mantenham informados dado que se prevêem várias perturbações tropicais nos próximos dias.

Em consequência desta actividade de sistemas de baixa pressão no Atlântico, teremos também alguns dias de ondulação mais intensa nas costas portuguesas, recomendamos o máximo Cuidado nas praias!

Os índices de radiação solar continuarão muito altos nas horas centrais do dia, sendo desaconselhada a  exposição solar direta entre as 11h e as 16h.

Transporte de ar tropical sobre o território, com valores de temperatura acima do normal.

O artigo foi publicado originalmente em BestWeather.

Veja a previsão do tempo e a melhor altura para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta.

Comente este artigo
Anterior PCP critica intenção de retirar à DGAV parte das competências do bem-estar animal
Próximo Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030: Contributo – Centros de Competências

Artigos relacionados

Nacional

Agromais Plus realiza XVII Encontro de Agricultores

O XVII Encontro de Agricultores da Agromais Plus teve lugar a 28 de Fevereiro, nas instalações da empresa na Golegã. Segundo comunicado da Agromais Plus, […]

Últimas

NEWSLETTER IFAP – DEZEMBRO 2019

NEWSLETTER IFAP – DEZEMBRO 2019

93.ª edição da Newsletter IFAP já foi enviada a todos os subscritores.

Subscreva gratuitamente a nossa Newsletter e periodicamente receberá as principais notícias que editamos para si. […]

Últimas

Consórcio internacional desenvolve nanosensores para monitorização da qualidade do ar em ambiente urbano e rural

O consórcio internacional do projeto NanosenAQM , que está a desenvolver e a validar nanosensores de baixo custo e reduzido consumo energético para monitorização em tempo real da qualidade do ar em ambiente urbano e rural, […]