Previsão do tempo para a semana 20 – 26 Setembro

Previsão do tempo para a semana 20 – 26 Setembro

“Previsão do tempo para a semana – Tempo abafado, possibilidade de aguaceiros e trovoadas até 5ª feira. Mais estabilidade a finais da semana.”

— Tempo abafado, sol e chuva.
A previsão para esta semana aponta para a influencia de uma perturbação do jato subtropical, que deverá manter-se a oeste do território, até 5ª feira.
Posteriormente, esperamos uma mudança drástica das condições a finais da semana, com retorno em força do Anticiclone.

Esperamos assim um fluxo de ar húmido e abafado vindo do quadrante sul e oeste, com tempo instável, até 5ª feira, seguindo-se posteriormente um regime de tempo seco, estável e soalheiro a finais da semana.

Teremos tempo abafado em todas as regiões, com vento em geral fraco a moderado.

O sol irá brilhar entre as nuvens, mas poderão surgir alguns aguaceiros e trovoadas localmente significativos, com chuva forte, granizo e vento mais intenso. Estes serão mais prováveis no norte e centro e terão um carácter disperso.

A finais da semana, o tempo irá mudar, com condições de maior estabilidade, diminuição da nebulosidade e um regime de nortada que poderá ser por vezes intensa. Espera-se assim um cenário mais típico de verão.

Os valores diurnos de temperatura continuarão em larga medida acima dos 25ºC e até acima dos 30ºC em alguns locais.

Esperamos ainda neblinas ou nevoeiros matinais .

“Até 5ª feira, tempo abafado, com vento por vezes moderado e possibilidade de aguaceiros e trovoadas localmente fortes. 6ª e Sábado com mais sol e mais vento.”

Perturbações bloqueadas a oeste/sudoeste de Portugal Continental até 5ª feira.

—Potencial para tempo severo na Madeira.
A presença de um fluxo do quadrante sul,transportando ar abafado e instável, poderá dar origem à formação de linhas de instabilidade que deverão transitar sobre o território, deixando aguaceiros localmente fortes. As probabilidades são maiores no norte.

Não se descartam situações pontuais de tempo adverso, com trovoada, chuva forte, granizo e vento intenso à passagem de núcleos mais ativos, estes serão intercalados por períodos de bom tempo com sol e calor.

Chamamos a atenção para a possibilidade de agravamento do estado do tempo na Madeira a meados da semana, devido à interacção da depressão #Paulette com uma ondulação em altitude. Ainda há incerteza no prognóstico, mas não descartamos chuva e trovoadas intensas assim como situação de vento forte de SW. Existe potencial para tempo severo, que será acompanhado no nosso twitter e facebook.

Tempo estável e retorno do anticiclone a partir de 6ª feira.

O artigo foi publicado originalmente em BestWeather.

Veja a previsão do tempo e a melhor altura para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta.

Comente este artigo
Anterior Mercado mundial da cortiça pode crescer 3,25% ao ano até 2026 com aumento da procura de vinhos premium
Próximo Estudo. Olivais modernos aumentam a fixação da população rural

Artigos relacionados

Notícias meteorologia

Perturbações, trovoadas e calor.

– Perturbações, trovoadas e calor –
Estes últimos 2 meses temos observado uma situação que não é muito usual, caracterizada pela passagem de perturbações vindas do Atlântico em direcção à Europa. […]

Sugeridas

Alimentação do futuro concilia o regresso às origens com novas tecnologias

A Conferência Portugal Saudável realizada no dia 06 de março, na Fundação Oriente, concluiu que o futuro da alimentação vai conjugar o regresso às origens com as novas tecnologias. […]

Sugeridas

Las sandías han subido más de un 233% en lo va de campaña


Las sandías no han dejado de subir desde que comenzaron campaña a finales de julio.
Esta semana la Lonja de Castilla-La Mancha registró […]