Presidente do IVDP faz balanão de seis meses de gestáo "Os portugueses precisam de conhecer melhor o Vinho do Porto"
"Os portugueses precisam de conhecer melhor o Vinho do Porto". A declara��o � do presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), em entrevista a Lu�s Costa. � revista da especialidade, Wine – Ess�ncia do Vinho, na edição que agora chega �s bancas, Manuel de Novaes Cabral faz um balanão de mais de 200 dias de gestáo do instituto público que � embaixador dos Vinhos do Douro do Porto em Portugal e no mundo. A execução de um Plano de Promo��o e Internacionaliza��o, que pela primeira vez � pensado a tr�s anos e cuja concretização está a ser gerida em face de resultados, � um dos pilares essenciais em que assenta a estratégia: se a aposta clara no mercado franc�s � not�ria, maior realce tem a missão que decidiu que o IVDP teria que assumir – a de procurar ensinar aos portugueses a ultrapassarem a dif�cil rela��o que t�m com o Vinho do Porto.
Se desde 2000 os gr�ficos mostram que h� quebras sucessivas nas exporta��es do Vinho do Porto e os m�todos de chegar aos mercados se mant�m inalterados, "ent�o � preciso olhar para as coisas de outra maneira", diz Manuel Cabral � Wine. Numa conversa objetiva, o presidente do IVDP fala na import�ncia da forma��o do mercado franc�s que, por representar 30 por cento das exporta��es não pode ser descurado mas que mais do que crescer em quantidade, interessa que cres�a em valor m�dio do produto. E para isso Também h� que ensinar os franceses a beber vinho do Porto em v�rios momentos e não s� como habitualmente o fazem, "como aperitivo".
E � na forma��o que p�e a t�nica quando se refere ao mercado nacional e � iniciativa in�dita que o IVDP se encontra a concretizar, pela primeira vez, nos restaurantes e bares de gama média do Grande Porto e do Douro. "Eu não gosto de dizer isto, mas a verdade � que os portugueses t�m uma rela��o dif�cil com o Vinho do Porto. Todos achamos que os estrangeiros t�m obriga��o de conhecer e de comprar Vinho do Porto, mas parece que n�s estamos isentos dessa obriga��o" diz a Lu�s Costa. Praticamente a meio da campanha, j� receberam forma��o ministrada pelos t�cnicos do IVDP, 52 restaurantes, tendo-se atingido 107 profissionais. "Temos que chegar aos restaurantes onde vai a generalidade das pessoas no seu dia a dia, os portugueses e os turistas" acrescenta "porque uma boa experi�ncia de consumo que depois � transmitida no passa a palavra � a melhor forma de promover o Vinho do Porto", remata.
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