Presidente da Comissão Europeia quer bem-estar animal como um dos pilares da PAC

Presidente da Comissão Europeia quer bem-estar animal como um dos pilares da PAC

Ursula von der Leyen, ex-ministra da Defesa da Alemanha, que esta terça-feira (16 de julho) foi escolhida para se tornar na primeira mulher a presidir a Comissão Europeia, já demonstrou a sua intenção de apostar nas questões do bem-estar animal. Durante as audiências com diferentes grupos políticos e parlamentares europeus, que decorreram na passada semana, a nova presidente da Comissão Europeia disse que o bem-estar animal na Europa é “uma tarefa nobre para assumir” e acredita que deve ser “um dos principais pilares da Política Agrícola Comum (PAC)”.

De acordo com o portal espanhol Animal’s Health, o eurodeputado Frederick Federley, vice-presidente do Grupo sobre Bem-Estar e Conservação de Animais, já anunciou que pediu ao Parlamento Europeu um novo diploma em matéria de bem-estar animal e que Ursula von der Leyen se terá comprometido a aprovar um direito de iniciativa legislativa, o que significa que se compromete a responder às resoluções de iniciativa do Parlamento com projetos de lei.

Reineke Hameleers, diretora do Eurogrupo pelos Animais, também já se pronunciou: “Depois de uma década de estagnação legislativa, ficamos felizes por dar as boas-vindas a uma presidente da Comissão amiga dos animais, tanto pessoal como politicamente. Sentimo-nos encorajados com as suas declarações e esperamos trabalhar com a Comissão durante os próximos cinco anos para oferecer melhorias reais para os animais em toda a União Europeia.”

Ursula von der Leyen assume o cargo de presidente da Comissão Europeia a 1 de novembro.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Anterior VIII Jornadas de Alimentação Animal
Próximo Reposto efectivo de ovelhas perdido nos incêndios

Artigos relacionados

Nacional

Sessão de apresentação da publicação CULTIVAR N.º8 – 20 Outubro 2017 – Lisboa

O GPP convida a participar na sessão de apresentação da edição N.º 8 da CULTIVAR, uma publicação periódica de cadernos de análise e prospetiva com a responsabilidade editorial deste organismo. […]

Últimas

Los precios de los conejos cambian de rumbo


Los conejos comienzan a notar el descenso de la demanda -por otra parte, típica tendencia de esta época del año- que se desvía a otros tipos de carnes y los precios se resienten. […]

Nacional

Ministra da Agricultura quer apostar mais na promoção de um desenvolvimento coeso do território

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, esteve na sessão de abertura da «Leader/CLLD 2019 Conference» […]