Isenção do IVA contribuiu decisivamente para a descida da inflação em Portugal no mês de Maio. Mas ainda assim, os preços de base dos bens alimentares visados subiu ligeiramente.
Descida de 0,7% registada nos preços em Portugal em Maio teve como explicação a isenção do IVA aplicada em alguns bens alimentares essenciais. Ainda assim, nestes bens registou-se, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), uma subida ligeira dos seus preços de base.
As contas são feitas pelo INE na nota, publicada esta quarta-feira, em que confirma que, no passado mês de Maio, a taxa de inflação homóloga (a variação de preços face ao mesmo mês do ano passado) em Portugal acentuou a sua recente tendência de recuo e diminuiu de 5,7% em Abril para 4%. Face ao mês imediatamente anterior, registou-se uma redução dos preços de 0,7%.
Há duas semanas, o INE já tinha publicado uma estimativa rápida da evolução dos preços de Maio, em que apontava para uma evolução da inflação idêntica à dos dados definitivos agora publicados, revelando igualmente que para os resultados registados contribuiu de forma decisiva a descida de preços de 2,4% nos produtos alimentares não transformados e de 2,9% nos produtos alimentares transformados.
Esta quarta-feira, o […]