Portugal tem disponível uma nova variedade de tomate rama desenvolvida pela Vilmorin

Portugal tem disponível uma nova variedade de tomate rama desenvolvida pela Vilmorin

[Fonte: Voz do Campo]

A nova variedade de tomate rama, de nome SOBERBO, foi desenvolvida pela Vilmorin em exclusivo para o mercado português. Apresentada a 8 de outubro, na Póvoa de Varzim, a cerca de 100 horticultores, a SOBERBO distingue-se pelo calibre, cor, tolerância ao rachamento dos frutos e homogeneidade ao longo de todo o ciclo de produção.

Durante o Dia de Campo que decorreu na exploração de um produtor de tomate, na Póvoa de Varzim, Oscarina Cunha, responsável pela Investigação e Desenvolvimento da Vilmorin em Portugal, explicou que: “a variedade SOBERBO vinga muito bem logo a partir dos primeiros cachos, mesmo com temperaturas adversas. É uma variedade muito homogénea durante todo o ciclo de produção, com um ráquis grosso, que permite que a planta suporte facilmente o cacho, sendo assim mais tolerante ao estrangulamento do ramo. Este conjunto de características aliadas à elevada tolerância ao rachamento do fruto permitem um importante acréscimo de produtividade”.

Salientou também a resistência da variedade às principais doenças do tomateiro, como o vírus do bronzeado, a verticiliose, a fusariose vascular, e destacou ainda a resistência à Cladosporiose.

Pedro João, o proprietário da estufa onde decorreu a apresentação, plantou o tomate SOBERBO pela primeira vez em junho e, com a colheita a decorrer, não podia estar mais satisfeito. No comunicado da empresa podem ler-se as declarações do horticultor, onde refere: “visualmente, o ramo forma uma espinha perfeita, assim como a cor dos frutos. É um vermelho intenso, uma cor muito bonita e difícil de encontrar. Os calibres também são excecionais, entre 80 e 110. ainda a dois meses do fim da campanha, tudo indica que vá registar-se um aumento de produção significativo”.

Dia de Campo Vilmorin na Póvoa de Varzim

Outros produtores da região que marcaram presença no Dia de Campo mostraram-se surpreendidos com a variedade, realçando a boa formação do cacho e o aspeto apelativo do tomate após embalamento. A Alexandre Furtado, responsável técnico da Carmo & Silvério, Organização de Produtores que exporta grande parte da produção de tomate para Espanha, o que mais lhe chama a atenção “é a cor escura e a maturação mais homogénea, para lá dos calibres. Há muitos anos que não surgia uma variedade de tomate rama que reunisse tantos indicadores positivos. Estou em crer que a variedade vai ter muita adesão junto dos produtores”.

Refira-se que a variedade de tomate SOBERBO adapta-se a todas as zonas do país e às diferentes épocas de produção em estufa. Para Amândio Magrinho, delegado comercial da Vilmorin em Portugal, o balanço é francamente positivo, uma vez que a variedade é comercial há pouco mais de um ano e todas as sementes produzidas foram vendidas. “Significa que temos um produto diferenciador”, destaca o técnico. “Estamos a ganhar quota de mercado no tomate rama em Portugal e vamos continuar a crescer”, uma afirmação que tem por base a perceção de que por exemplo na “região Oeste a variedade Soberbo tem uma ótima aceitação por parte dos leilões, estando em produção em praticamente todos os produtores desta tipologia”.

Também Pedro Pesquera, diretor comercial da Vilmorin Ibérica, está confiante no crescimento da empresa em território nacional. Ciente de que o tomate para consumo em fresco é uma das hortícolas mais produzidas em Portugal, explica a estratégia adotada para este mercado: “há cinco anos criámos uma linha de investigação de tomate rama exclusiva para Portugal. A nossa equipa de geneticistas desenvolve o trabalho em Espanha, no centro de investigação em Águilas, Múrcia, mas vem periodicamente a Portugal saber quais as necessidades da produção. É, sem dúvida, um trabalho feito em parceria com os produtores portugueses. Procuramos desenvolver um tomate que vá ao encontro das necessidades de toda a cadeia de valor, desde o agricultor até ao consumidor, que dá preferência, sobretudo, ao sabor e à cor, e quer um produto que lhe recorde o tomate que comia antigamente”.

A Vilmorin anunciou que  a médio prazo pretende continuar o trabalho desenvolvido com a linha de investigação específica para Portugal e introduzir uma nova variedade de tomate rama com um leque de resistências mais alargado.

De sublinhar ainda que o grupo Vilmorin destina cerca de 15% do seu volume de negócios à investigação e desenvolvimento, lançando por ano cerca de 75 novas variedades hortícolas no mercado a nível global. No seu centro de investigação em Múrcia são testadas anualmente mais de 1.000 novas variedades de sementes hortícolas.

Comente este artigo

O artigo Portugal tem disponível uma nova variedade de tomate rama desenvolvida pela Vilmorin foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Anterior Incêndios: Nível de prontidão “muito elevado" até fim de outubro
Próximo ARBCAS - Sistemas de mediação em canais

Artigos relacionados

Nacional

FENAREG quer mitigação dos efeitos da seca na agricultura

[Fonte: Vida Económica]

Comente este artigo
#wpdevar_comment_4 span,#wpdevar_comment_4 iframe{width:100% !important;}O artigo FENAREG quer mitigação dos efeitos da seca na agricultura foi publicado originalmente em Vida Económica. […]

Nacional

Incêndio em Castelo Branco atacado com 11 meios aéreos

[Fonte: Rádio Renascença]

Mais de 140 bombeiros, apoiados por 34 viaturas e 11 meios aéreos, combatem um incêndio que deflagrou este sábado numa zona florestal em Oleiros, […]

Últimas

Conselho Regional é momento importante para encontrar as melhores soluções para a agricultura, afirma João Ponte

João Ponte falava à margem do encontro que reuniu em Ponta Garça, no concelho de Vila Franca do Campo, cerca de quatro dezenas de conselheiros de todas as ilhas para apoiar o titular da pasta da Agricultura na formulação das linhas gerais de ação nos setores da sua competência, […]