O setor desloca-se à IPM Essen, na Alemanha, entre 23 e 26 de janeiro num contexto exigente, marcado pela situação de seca e cortes no fornecimento de água.
Medidas anunciadas terão impacto direto nas exportações.
A principal feira mundial de flores e plantas ornamentais regressa a Essen, na Alemanha, entre 23 e 26 de janeiro, com as alterações climáticas e a sustentabilidade no topo da agenda. A Portugal Fresh irá marcar presença no evento para promover as empresas portuguesas de plantas ornamentais e divulgar a inovação do setor aos mais de 40 mil visitantes de todo o mundo.
No stand da Portugal Fresh, que ocupa uma área de 64 metros quadrados, estarão a Viplant, a Viveiros Monterosa, a Schroll Flowers e a Colossus Plants. O setor desloca-se a Essen num contexto exigente, marcado pela situação de seca e pelo anúncio de corte de 25% no fornecimento de água na agricultura no Algarve, face ao ano passado.
“O setor das plantas ornamentais é dos mais inovadores no setor da horticultura em Portugal e, em Essen, irá mostrar como inova todos os dias, quer no serviço, quer nos produtos que oferece aos clientes internacionais, num contexto de mudanças climáticas cada vez mais desafiante. O Algarve e Sudoeste Alentejano têm um enorme contributo para as exportações de plantas ornamentais e as medidas anunciadas terão impacto direto nas nossas exportações. É urgente concretizar obras de modernização das infraestruturas existentes para a gestão dos recursos hídricos, criar novos armazenamentos como charcas, reservatórios, barragens e novas fontes de água em vez de insistirmos em proibições e compensações, como as que foram divulgadas quarta-feira pelo Governo”, apela Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.
A associação tem em curso um Projeto Conjunto de Internacionalização que, até 2025, prevê a realização de missões empresariais e ações de prospeção em quatro novos mercados, a participação em seis feiras internacionais, e iniciativas de promoção para acelerar a presença internacional do setor. Apoiado pelo Portugal 2030 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, o projeto prevê um investimento global de 1.561.663,52€ euros, financiado em 48,8% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O objetivo da Portugal Fresh é reforçar a competitividade das empresas nos mercados internacionais e atingir os 2500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030.
Fonte: Portugal Fresh