Portugal Fresh promove frutas, legumes e flores nacionais na Alemanha

Portugal Fresh promove frutas, legumes e flores nacionais na Alemanha

Empresas portuguesas preparam-se para participar em duas das principais feiras empresariais do setor, a IPM Essen e a Fruit Logistica. Alemanha é o quinto principal mercado para as exportações de frutas, legumes e flores nacionais.

Nas próximas duas semanas, a Portugal Fresh, Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal desloca-se à Alemanha para uma ação de promoção dos produtos portugueses, marcando presença em duas das maiores feiras do mundo para este setor.

A primeira paragem será em Essen onde, a partir de amanhã e até 31 de janeiro, decorre a IPM Essen, especializada em flores e plantas. Quatro empresas portuguesas produtoras de plantas e flores integram o stand da Portugal Fresh na feira, onde são esperados 53 mil visitantes profissionais. A iniciativa contará com a visita oficial do Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, que se desloca à feira dia 29 de janeiro e marca também presença no jantar da representação portuguesa.

Cerca de uma semana depois, entre 5 e 7 de fevereiro, arranca a Fruit Logistica em Berlim, uma das maiores do mundo com 78 mil visitantes de 140 países. No stand da Portugal Fresh vão estar representadas 32 empresas, organizações e parceiros com um histórico de mais de dez anos de presença neste certame, que se realiza todos os anos na capital alemã.

A Alemanha, maior economia da Europa, é o principal importador de frutas, legumes e flores da UE e o quinto destino das exportações portuguesas destes produtos, depois de Espanha (que lidera), França, Holanda e Reino Unido.

Gonçalo Santos Andrade, presidente executivo da Portugal Fresh, sublinha: “A Alemanha é um destino estratégico para as exportações de frutas, legumes e flores e tem aumentado, todos os anos, a compra de produtos portugueses, com destaque para os pequenos frutos e para a pera rocha. Mas estas feiras internacionais são também um palco privilegiado para contactar clientes oriundos de outras geografias e para mostrar o potencial da nossa produção, cada vez mais diversificada”. 

Na IPM Essen participam as empresas Viveiros Monterosa, Viplant, Colossus Plants e Bayflor.

Na Fruit Logistica marcam presença as empresas100% Titular, Alitec, Bfruit, Coopval, Emergosol, Frusoal, Frutalvor, Frutas Classe, Granfer, Greenpeas, Hortaibérica, Hortapronta, Hortomelão, Lusomorango, Lusopera, Patricia Pilar, Triportugal, Vale da Rosa e Vitacress. Juntam-se as seguintes associações e parceiros: Edia, Fepal, Hubel, Hidrosoph, Lafpack, Magos, Crédito Agrícola, APK (Associação Portuguesa de Kiwicultores), AlgarOrange (Associação de Operadores de Citrinos do Algarve), Refcast (Associação Portuguesa da Castanha), FNOP (Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas), APMA (Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça) e  ANP (Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha).

Gonçalo Santos Andrade
Gonçalo Santos Andrade
Comente este artigo
Anterior Curso breve on-line dedicado à Poda de Pessegueiros promovido pela Escola Superior Agrária de Castelo Branco
Próximo O estudo “O emprego no setor agrícola da UE: desafios atuais e perspectivas futuras

Artigos relacionados

Últimas

Territórios: gerir o declínio, promover a diferença ou alimentar a demagogia? – Manuel Brandão Alves

Criado o Ministério da Coesão e designada a sua responsável, a professora Ana Abrunhosa, vale a pena interrogarmo-nos sobre o que daí podemos esperar. […]

Dossiers

El consumo tira de los precios del vacuno al alza


Subidas de las canales de vacuno, tanto para machos como para hembras, por la reactivación del consumo.
En los machos, […]

Internacional

Pagos de la PAC: Castilla y León logra abonar con su gestión digital 500 millones en los primeros 15 días

La aplicación de sistemas simplificados de control para la nueva Política Agraria Comunitaria (PAC) en Castilla y León, gracias a la gestión digital de las solicitudes y el tratamiento por imágenes de satélite, […]