O estudo “O emprego no setor agrícola da UE: desafios atuais e perspectivas futuras

O estudo “O emprego no setor agrícola da UE: desafios atuais e perspectivas futuras

O estudo “O emprego no setor agrícola da UE: desafios atuais e perspectivas futuras”, publicado pelo Parlamento Europeu, descreve as tendências e padrões atuais do emprego agrícola no espaço europeu e discute possíveis caminhos para desenvolver a força de trabalho no setor.

O documento foi realizado pelo Research for AGRI Committee e investiga em particular, os fatores determinantes e estruturais, mudanças nos mercados de trabalho agrícola a nível regional, nacional europeu.

O emprego agrícola na União Europeia tem diminuído constantemente há décadas e caiu de 13,1 milhões de unidades de trabalho anuais em 2003, para 9,1 milhões de unidades de trabalho anuais em 2018 na UE-27, representando uma redução impressionante de 30% nos últimos quinze anos.

O estudo realçou que muitas partes da Europa apresentam predominantemente modelos de agricultura familiar (Irlanda e Irlanda do Norte, espaço europeu (abrangendo a Baviera, Áustria, norte de Itália, Eslovênia e Croácia), o norte de Portugal, o norte da Espanha, Romênia, Grécia, Polônia e Letônia), enquanto outras regiões demonstram a maioria do trabalho contratado externamente (Alemanha Oriental,Eslováquia, República Checa e a maioria da França e o sul de Espanha).

Segundo os investigadores, estas disparidades levantam a questão dos determinantes das mudanças estruturais nas explorações agrícolas e como eles afetam o emprego.

Veja aqui o estudo completo na página do Parlamento Europeu.

O artigo foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Comente este artigo
Anterior Portugal Fresh promove frutas, legumes e flores nacionais na Alemanha
Próximo Qualidade da água que abastece Lisboa pode estar em causa devido aos incêndios, dizem investigadores

Artigos relacionados

Nacional

Fundo Ambiental dá 3,4 milhões de euros a proprietários florestais do Açor e Tejo

Catorze proprietários florestais das áreas protegidas da Serra do Açor e do Parque Natural do Tejo Internacional vão receber 3,4 milhões de euros do […]

Últimas

Barragem do Pisão vai ser uma “realidade”, garante o Governo

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, garantiu hoje que a construção da Barragem do Pisão, no Crato, distrito de Portalegre, […]

Nacional

Ferramentas e metodologias de gestão de projetos no setor agrícola

O presente questionário é realizado no âmbito de uma dissertação do Mestrado em Gestão de Projetos do ISEG – Lisbon School of Economics & […]