A Portugal Fresh – Associação para a Promoção de Frutas Legumes e Flores vai levar à Fruit Attracion 2017, em Madrid, a maior delegação de sempre de produtores nacionais. Entre 18 e 20 de Outubro, 38 empresas e associações de produtores vão marcar presença naquela que é uma das principais feiras empresariais da Europa, onde se reúnem 60 mil profissionais de 110 países. Comparando com 2016, a presença portuguesa aumentou 46%. Também a área ocupada pela Portugal Fresh cresceu 10% face à edição passada, para 417 metros quadrados.
Espanha é o principal destino das exportações de frutas, legumes e flores nacionais, absorvendo 30,3% das vendas internacionais em 2016. Segue-se França (11,9%), Reino Unido (9%), Países Baixos (8,4%) e Alemanha (6,4%).
“Espanha é o nosso maior mercado de proximidade e o destino natural dos produtos portugueses, mas as empresas estão a exportar cada vez mais, e para novos destinos. Nesta feira estarão presentes os principais operadores do sector, que vão mostrar o que de melhor se faz no país”, diz Gonçalo Santos Andrade, presidente executivo da
Portugal Fresh.
As exportações de frutas, legumes e flores aumentaram em média 10% ao ano nos últimos dez anos e atingiram os 1310 milhões de euros em 2016. A tendência de crescimento do sector nos mercados internacionais deverá manter-se em 2017: no primeiro semestre, as exportações chegaram perto dos 725 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de mais de 23% em comparação com o mesmo período de 2016.
“A estratégia de promoção internacional está a traduzir-se em resultados e, em 2017, a tendência continuará a ser de aumento da presença dos produtos nacionais nos maiores mercados internacionais. O plano de atividades da Portugal Fresh para este ano inclui 20 ações de promoção em 12 países, como os Estados Unidos, México e Alemanha. A maioria dessas ações já foram concretizadas”, afirma Gonçalo Santos Andrade. O objetivo é atingir os 2000 milhões de euros de exportações em 2020.