Porto de Sines aposta no potencial do agronegócio com o Brasil

Porto de Sines aposta no potencial do agronegócio com o Brasil

Após contactos diretos entre os dois Ministérios da Agricultura, está em cima da mesa a possibilidade de implantação em Sines de um terminal para exportação de frutas e carnes brasileiras para outros países europeus, para o norte de África e para o Médio Oriente. Nesse sentido, já foi assinado um protocolo entre a Comunidade Portuária de Sines e a Câmara de Comércio Brasil-Portugal Centro Oeste.

O porto de Sines está a apostar no potencial de desenvolvimento de atividades ligadas ao agronegócio com o Brasil, em particular nas utilização das suas extensas áreas logísticas para essa vertente de atividade.

Esta nova vertente de atuação do porto de Sines tem sido desenvolvida na sequência da recente visita a Portugal – e ao porto alentejano – da ministra brasileira da Agricultura, Tereza Cristina, entre 12 e 14 de outubro.

Nessa visita oficial, a ministra brasileira da Agricultura encontrou-se com a sua homóloga portuguesa, Maria do Céu Albuquerque, e com vários responsáveis da AICEP e da AICEP Global Parques, tendo sido discutia a possibilidade de implantação em Sines de um terminal para exportação de frutas e carnes brasileiras para outros países europeus, para o norte de África e para o Médio Oriente.

Questionado pelo Jornal Económico sobre quais os projetos potenciais para Portugal, Brasil e outros eventuais parceiros no setor agroalimantar que poderão basear-se nas áreas logísticas do porto de Sines, o Ministério da Agricultura respondeu que “as novas dinâmicas do mercado internacional, nas quais o Brasil assume uma importância cada vez maior, fazem que seja cada vez mais importante rever o circuito logístico da agroindústria na Europa”.

Continue a ler este artigo no Jornal Económico.

Comente este artigo
Anterior Luso-americano produz vinho na Califórnia com métodos tradicionais portugueses
Próximo Oferta de emprego - Vendedor de Loja - Engenheiro Agropecuário - Ansião

Artigos relacionados

Dossiers

Cotações – Coelho – Informação Semanal – 29 Julho a 4 Agosto 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
As cotações médias nacionais do coelho, vivo (2,2 a 2,5 Kg) e abatido (1,1 a 1,3 Kg), […]

Nacional

CDS quer política de patriotismo económico e aposta na produção

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu hoje uma política de “patriotismo económico” que passe pela “aposta radical” em […]

Últimas

Como as políticas europeias divergem de Prémios Nobel – Manuel Chaveiro Soares

Recentemente foram atribuídos dois prémios Nobel, da Química e da Paz, que devem fazer pensar seriamente os líderes políticos da União Europeia. […]