Porto de Lisboa reafirma posição no mercado de citrinos

Porto de Lisboa reafirma posição no mercado de citrinos

A APL – Administração do Porto de Lisboa revela que nos passados meses setembro a outubro decorreu a campanha de importação de citrinos de 2021, provenientes da África do Sul e Argentina, na ERSHIP Lisboa – Terminal Multiusos do Beato (TMB).

José Castel-Branco, administrador da APL, destaca que «no total foram movimentadas 7.591 toneladas de citrinos, o que representa mais 11% do que a quantidade movimentada no ano anterior. Estes citrinos tiveram como destino final tanto o mercado interno, como o espanhol».

A ERSHIP Lisboa recebeu cinco navios com esta mercadoria, todos agenciados pela Orey Navegação, entre os quais um redirecionado do porto de Roterdão para o porto de Lisboa, com vista a acelerar o processo de entrega de mercadoria ao Cliente final.

O navio que Lisboa recebeu proveniente da Argentina, o M/V Baltic Performer, foi aquele que descarregou o maior número de paletes, com um total de 1.851 paletes, o que corresponde ao dobro da média dos restantes quatro navios de importação de citrinos.

Quanto ao fluxo de entrada e saída das mercadorias, a média do terminal foi de 920 paletes por semana, considerando o ciclo completo: descarga do navio, armazenagem, inspeção e entrega ao cliente final.

Com a boa performance operacional de todos os envolvidos nesta campanha, públicos e privados, é expetável que este mercado venha a crescer no Porto de Lisboa na campanha de 2022.

Comente este artigo
Anterior Cotações - Produtos Hortícolas - 15 a 21 de novembro de 2021
Próximo PGR confirma investigação sobre caça ilegal no campo de tiro de Alcochete

Artigos relacionados

Eventos

Fórum Empresarial Andaluzia – Portugal 2020 realiza-se em Lisboa a 15 de Janeiro – Lisboa

A Extenda, empresa pública da Junta de Andaluzia para a promoção externa, e a Câmara de Comércio e Indústria Luso Espanhola organizam o “Fórum Empresarial Andaluzia – Portugal 2020”, […]

Comunicados

ACOS apresentou contributos para a Visão Estratégica do Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030

O ecossistema Montado, o alargamento do regadio de Alqueva e a criação de um grande cluster agroalimentar do sul são as principais propostas […]

Últimas

The Summer Berry Company Portugal no topo do ranking das principais empresas exportadoras de pequenos frutos

Dados facultados pelo INE colocam a The Summer Berry Company Portugal no topo do ranking das principais empresas exportadoras de pequenos frutos. […]