O Instituto Politécnico de Santarém integra um consórcio que reúne diversas entidades, nomeadamente o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, para reforçar a oferta formativa na área das Tecnologias de Produção Integrada em Hortofrutícolas. O objetivo do novo Curso Técnico Superior Profissional (TESP) é promover a inovação nas ciências agrárias em Portugal, respondendo a um setor em crescimento e impacto ao nível da sustentabilidade.
Com uma abordagem técnico-científica inovadora, que combina a conhecimento teórico com a utilização prática de novas tecnologias, o curso TESP em Tecnologia de Produção Integrada em Hortofrutícolas procura atender aos desafios atuais do setor agrícola, nomeadamente as alterações climáticas e a necessidade da utilização de práticas mais sustentáveis.
João Moutão, Presidente do Politécnico de Santarém, afirma que a nova aposta no ensino profissional agrícola “reforça o investimento numa oferta formativa adaptada aos desafios do futuro, que capacite os jovens para que se tornarem líderes da inovação e que fomente a competitividade e desenvolvimento do tecido empresarial de um dos setores mais relevantes para o país”.
Ao longo de dois anos de formação os estudantes adquirem um conjunto de competências fundamentais para lidar com as exigências do futuro em todas as etapas do processo de produção, a diferentes níveis, das culturas hortofrutícolas. Este ano letivo os espaços formativos serão partilhados entre as instalações do Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça e a Escola Profissional Agrícola e de Desenvolvimento Rural de Cister, duas das instituições de ensino que integram o consórcio juntamente com o Município de Alcobaça.
Com 25 vagas disponíveis, as candidaturas já se encontram abertas no site oficial do Politécnico de Santarém.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.