PDR2020: Operação 2.2.1 – Apoio ao fornecimento de serviços de aconselhamento agrícola e florestal

PDR2020: Operação 2.2.1 – Apoio ao fornecimento de serviços de aconselhamento agrícola e florestal

[Fonte: PDR2020 e MAFDR ] Aberto de 20 de Maio de 2019 às 15:00 a 1 de Julho de 2019 às 17:00. Destinado a apoiar o fornecimento de serviços de aconselhamento agrícola e florestal no valor de 2,75 milhões de euros. Os apoios, 100% a fundo perdido,  visam melhorar o desempenho das explorações a nível económico e ambiental, tendo em conta uma melhor utilização dos recursos.

O PDR2020 prevê a promoção da utilização de serviços de aconselhamento nos setores agrícola e florestal, com o objetivo de melhorar o desempenho das explorações em termos económicos e ambientais, num contexto de uma melhor utilização dos recursos. Para isso prevê-se, para além do apoio à criação de serviços de aconselhamento, apoios à formação de conselheiros das entidades que irão prestar o serviço, bem como ao fornecimento do serviço de aconselhamento propriamente dito.

Esta Operação tem como principais objetivos, promover o Sistema de Aconselhamento Agrícola e Florestal (SAAF), criado pela Portaria n.º 151/2016, de 25 de maio, e a utilização dos serviços de aconselhamento agrícola e florestal por parte das pessoas singulares ou coletivas que exerçam atividade agrícola ou que detenham espaços florestais.

Financiado no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), o concurso tem como beneficiárias as seguintes entidades reconhecidas no âmbito do Sistema de Aconselhamento Agrícola e Florestal:

  • AATM – Associação de Agricultores de Trás-os-Montes
  • AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica
  • AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal
  • CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal
  • CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e de Crédito Agrícola de Portugal, CCRL
  • CNA – Confederação Nacional da Agricultura
  • FATA – Federação da Agricultura de Trás -os- Montes e Alto Douro
  • FNAPF – Federação Nacional das Associações de Proprietários Florestais
  • FORESTIS – Associação Florestal de Portugal
  • FORUM FLORESTAL – Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa

O serviço de aconselhamento deverá ser prestado no prazo máximo de 12 meses após a assinatura do contrato de aconselhamento, sendo o período de execução das candidaturas aprovadas de 18 meses.

→ Ver o anúncio completo ←

Comente este artigo
Anterior Europeias. PSD “não se conforma com nem aceita os cortes na coesão e na PAC”
Próximo Banco BiG corta preço-alvo da Navigator devido ao aumento de custos

Artigos relacionados

Nacional

Bactéria ‘Xylella fastidiosa’ com 32 focos em Gaia, mas autoridades garantem estar atentas

[Fonte: SAPO 24]
A bactéria ‘Xylella fastidiosa’ foi detetada em Vila Nova de Gaia em 32 focos, indicou hoje à agência Lusa fonte da Câmara Municipal local, garantindo que esta autarquia “tudo fará para conter a doença e evitar prejuízos de maior”. […]

Últimas

A Hidro Ibérica aposta forte no Amendoal

O desenvolvimento de novos sistemas de cultivo e a nova geração de agricultores trouxe uma lufada de ar fresco às culturas mais antigas, pelo recurso às mais modernas tecnologias ou pela introdução de novas variedades, diversificando e modernizando a oferta de produtos nacional.

A preocupação com a saúde introduziu novos hábitos alimentares baseados, […]

Comunicados

Imports of organic products subject to new EU electronic certification system

This pioneering e-certification system will contribute to enhancing food safety provisions and reducing potential fraud. It will also reduce the administrative burden for operators and authorities, and provide much more comprehensive statistical data on organic imports.
Both paper and e-certification will be used during a 6-month transition period. […]