Particularidades das Vinhas de Altitude em nova edição da VINAL

Particularidades das Vinhas de Altitude em nova edição da VINAL

Raúl Pérez, um dos mais conceituados enólogos do mundo, é o cabeça de cartaz da 3ª edição da VINAL – Vinhas de Altitude, iniciativa que vai decorrer em Gouveia e Vila Nova de Tazem, no sopé da Serra da Estrela, no fim de semana de 17 a 19 de maio.

A convite de outro grande nome do vinho mundial, Dirk Niepoort, Raúl Pérez vai orientar a masterclass “Areia, argila e ardósia” (no dia 17), que terá em prova alguns dos grandes vinhos que elabora em Bierzo, Espanha. Depois, com Dirk Niepoort protagonizará a conferência “Os Enfant Terribles dos Vinhos Ibéricos”, onde ambos refletirão acerca das realidades portuguesa e espanhola, da partilha de castas emblemáticas do Dão e de Bierzo, como a Jaen/Mencía, do potencial de vinhas velhas, da recuperação de práticas ancestrais, da procura por vinhos mais finos e frescos, das vantagens e desafios da viticultura de montanha.

Ainda no primeiro dia, a conferência “Enoturismo – Vinho, Turismo e Montanha: sustentabilidade e futuro” vai reunir as intervenções de Nuno Fazenda (diretor do Turismo de Portugal), José Arruda (secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho) e Luís António Vicente Gil Barreiros (presidente da Assembleia Municipal de Gouveia). Ao final da tarde, nos claustros dos Paços do Concelho, o secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, e o presidente do Município de Gouveia, Luís Manuel Tadeu Marques, inauguram oficialmente esta nova edição da VINAL.

Sábado e domingo, já nas instalações da Adega de Vila Nova de Tazem, a programação contempla diversos momentos: provas comentadas por Paulo Nunes (enólogo Casa da Passarella), Pedro Pedreira (enólogo Adega de Vila Nova de Tazem) e José João Santos (Revista de Vinhos), conversas sobre vinho dirigidas por Alberto Oliveira Pinto (produtor Quinta da Espinhosa), Sérgio Silva (enólogo Niepoort) e Manuel Moreira (Revista de Vinhos), bem como sessões de cozinha ao vivo com Ivo Loureiro (chefe restaurant Azeite & Alho) e Valdir Lubave (chefe restaurant Pousada Convento de Belmonte).

Uma Sunset Party a encerrar o primeiro dia e a degustação de produtos regionais também marcam a terceira edição do evento.

O artigo foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Comente este artigo
Anterior M&F promove conferência sobre armazenamento dinâmico de frutas
Próximo Balanças Marques eleita a melhor empresa de pesagem do Mundo

Artigos relacionados

Últimas

Programa inclui aquisição de meios aéreos de combate a incêndios até 2023

O Governo quer adquirir até 2023 meios aéreos próprios para combater incêndios rurais de acordo com as prioridades definidas pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e Força Aérea, […]

Nacional

Homem morre num acidente de um trator agrícola em Vila Nova de Poiares


Um homem morreu hoje, no concelho de Vila Nova de Poiares, distrito de Coimbra, na sequência de um acidente com o trator agrícola que conduzia. […]

Últimas

Câmara de Sintra vai recolher e substituir kit da Proteção Civil que tem material inflamável

A Câmara Municipal de Sintra, que tem 12 aldeias nos programas “Aldeias Seguras” e “Pessoas Seguras”, anunciou esta sexta-feira que vai “recolher de imediato todos os componentes inflamáveis” […]