Raúl Pérez, um dos mais conceituados enólogos do mundo, é o cabeça de cartaz da 3ª edição da VINAL – Vinhas de Altitude, iniciativa que vai decorrer em Gouveia e Vila Nova de Tazem, no sopé da Serra da Estrela, no fim de semana de 17 a 19 de maio.
A convite de outro grande nome do vinho mundial, Dirk Niepoort, Raúl Pérez vai orientar a masterclass “Areia, argila e ardósia” (no dia 17), que terá em prova alguns dos grandes vinhos que elabora em Bierzo, Espanha. Depois, com Dirk Niepoort protagonizará a conferência “Os Enfant Terribles dos Vinhos Ibéricos”, onde ambos refletirão acerca das realidades portuguesa e espanhola, da partilha de castas emblemáticas do Dão e de Bierzo, como a Jaen/Mencía, do potencial de vinhas velhas, da recuperação de práticas ancestrais, da procura por vinhos mais finos e frescos, das vantagens e desafios da viticultura de montanha.
Ainda no primeiro dia, a conferência “Enoturismo – Vinho, Turismo e Montanha: sustentabilidade e futuro” vai reunir as intervenções de Nuno Fazenda (diretor do Turismo de Portugal), José Arruda (secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho) e Luís António Vicente Gil Barreiros (presidente da Assembleia Municipal de Gouveia). Ao final da tarde, nos claustros dos Paços do Concelho, o secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, e o presidente do Município de Gouveia, Luís Manuel Tadeu Marques, inauguram oficialmente esta nova edição da VINAL.
Sábado e domingo, já nas instalações da Adega de Vila Nova de Tazem, a programação contempla diversos momentos: provas comentadas por Paulo Nunes (enólogo Casa da Passarella), Pedro Pedreira (enólogo Adega de Vila Nova de Tazem) e José João Santos (Revista de Vinhos), conversas sobre vinho dirigidas por Alberto Oliveira Pinto (produtor Quinta da Espinhosa), Sérgio Silva (enólogo Niepoort) e Manuel Moreira (Revista de Vinhos), bem como sessões de cozinha ao vivo com Ivo Loureiro (chefe restaurant Azeite & Alho) e Valdir Lubave (chefe restaurant Pousada Convento de Belmonte).
Uma Sunset Party a encerrar o primeiro dia e a degustação de produtos regionais também marcam a terceira edição do evento.