Parque Natural do Litoral Norte adere ao modelo de cogestão

Parque Natural do Litoral Norte adere ao modelo de cogestão

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, presidiu à assinatura do protocolo entre o Fundo Ambiental, a Câmara Municipal de Esposende e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas para a adesão do Parque Natural do Litoral Norte ao modelo de cogestão das áreas protegidas.

O Secretário de Estado anunciou que o Governo vai aprovar, até final do ano, um investimento de 900 mil euros no Parque para melhorar os circuitos de visita, valorizar os recursos ambientais protegidos e limpeza.

O protocolo prevê uma verba de 100 mil euros para apoio técnico e operacional e para atividades prioritárias, por um período de 36 meses.

A cogestão deste parque natural será feita através de uma comissão composta pelo município de Esposende, pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, representantes de instituições de ensino superior, associações de defesa do ambiente e outros atores de relevância local.

O Parque Natural do Litoral Norte é a terceira área protegida de âmbito nacional, de um total de 32, e a primeira da região Norte, a aderir ao modelo de cogestão, consolidando-se a estratégia de valorização do território e da Rede Nacional de Áreas Protegidas, através de uma gestão ativa e de proximidade.

Na mesma ocasião será também assinado um protocolo de colaboração entre o ICNF e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental.

Até ao final de 2020, os investimentos programados para as áreas protegidas ascendem a 27 milhões de euros.

Comente este artigo
Anterior Governo dos Açores reforça controlo fitossanitário face à ameaça da entrada de sementes asiáticas alegadamente contaminadas
Próximo Falta de água preocupa o Algarve. Barlavento no nível vermelho

Artigos relacionados

Nacional

Esclarecimento do Ministério da Agricultura sobre os apoios públicos para o olival no perímetro de rega de Alqueva

Tendo em conta as notícias sobre uma alegada decisão do Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, no sentido
de “acabar com a concessão de apoios, […]

Candidaturas e pagamentos

PDR2020: Melhoria da Eficiência dos Regadios Existentes – Tipologia Estudos e projetos de reabilitação/modernização

Operação 3.4.2 – Melhoria da Eficiência dos Regadios Existentes – Tipologia Estudos e projetos de reabilitação/modernização (12º Anúncio) […]