Paisagem da vinha do Pico em destaque na Feira Nacional de Agricultura

Uma representação das tradicionais curraletas de vinha da Ilha do Pico vão estar em destaque na entrada do recinto da 56.ª Feira Nacional de Agricultura, que decorre de 8 a 16 de Junho, em Santarém.

Cerca de 20 toneladas de materiais, entre pedra basáltica e bagacina, foram transportadas dos Açores para Santarém, de modo a representar o mais fielmente possível a paisagem da cultura da vinha do Pico, classificada desde 2004 pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

Para o secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, trata-se de uma “grande honra e uma grande oportunidade” poder dar destaque nacional ao bom trabalho que os Açores, em geral, e o Pico, em particular, tem feito ao nível da vinha e do vinho, sobretudo nos últimos anos, em que se verificou um aumento considerável do número de produtores, de área, de produção e valorização do vinho.

O certame agrícola mais antigo do País

Este certame, que é o maior e mais antigo do género que se realiza no país, tem na vinha e no vinho o mote para a edição deste ano, reunindo mais de 750 expositores e atraindo milhares de visitantes.

O secretário Regional da Agricultura e Florestas estará presente na sessão de inauguração da Feira Nacional de Agricultura, visitando depois o stand açoriano, com organização da Associação Agrícola de São Miguel, que dará a conhecer aos visitantes vários produtos açorianos, como queijo, leite, compotas, vinho e bolos lêvedos.

O programa da feira inclui a realização de colóquios e seminários onde estarão em debate os principais temas da actualidade agrícola, além de desfiles e provas, actividades equestres e hípicas, bem como concertos, entre outras iniciativas.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior IPMA prevê aumento de temperatura sem grande dramatismo em Portugal este verão
Próximo Frubis apresenta novos produtos

Artigos relacionados

Últimas

Quo vadis Agricultura? – Francisco Gomes da Silva

“Espartilhar” as competências tradicionais do Ministério da Agricultura entre pelo menos três ministérios é uma ideia estranha, tão estranha que só espero que possa ser genial. […]

Internacional

Declaran “persona non grata” al vicepresidente de la CE por su intención de reducir la productividad de la agricultura europea

Los acontecimientos de los últimos tres meses no han alterado la agenda del vicepresidente de la CE, Frans Timmermans, quien pese a todas las alarmas […]

Sugeridas

Alqueva e floresta, reformar é persistir

[Fonte: Público]
Apesar de todas as críticas, não houve força para travar ou desvirtuar a arquitetura de uma reforma vital para o país. […]