Paisagem da vinha do Pico em destaque na Feira Nacional da Agricultura

Paisagem da vinha do Pico em destaque na Feira Nacional da Agricultura

Uma representação das tradicionais curraletas de vinha da ilha do Pico vão estar em destaque na entrada do recinto da 56.ª Feira Nacional da Agricultura, que decorre de 8 a 16 de junho, em Santarém.

Cerca de 20 toneladas de materiais, entre pedra basáltica e bagacina, foram transportadas dos Açores para Santarém, de modo a representar o mais fielmente possível a paisagem da cultura da vinha do Pico, classificada desde 2004 pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

Para o Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, trata-se de uma grande honra e uma grande oportunidade poder dar destaque nacional ao bom trabalho que os Açores, em geral, e o Pico, em particular, tem feito ao nível da vinha e do vinho, sobretudo nos últimos anos, em que se verificou um aumento considerável do número de produtores, de área, de produção e valorização do vinho.

Este certame, que é o maior e mais antigo do género que se realiza no país, tem na vinha e no vinho o mote para a edição deste ano, reunindo mais de 750 expositores e atraindo milhares de visitantes.

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas estará presente na sessão de inauguração da Feira Nacional de Agricultura, visitando depois o stand açoriano, com organização da Associação Agrícola de São Miguel, que dará a conhecer aos visitantes vários produtos açorianos, como queijo, leite, compotas, vinho e bolos lêvedos.

O programa da feira inclui a realização de colóquios e seminários onde estarão em debate os principais temas da atualidade agrícola, além de desfiles e provas, atividades equestres e hípicas, bem como concertos, entre outras iniciativas.

Fonte: GaCS/RM

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural .

Anterior Madeira paga 35 mil euros de indemnizações a agricultores afetados por temporais
Próximo Diminuição do risco de incêndio implica “novo mosaico florestal”

Artigos relacionados

Nacional

Representantes da CPLP reunidos em Idanha-a-Nova para debater sustentabilidade alimentar

Tem início hoje, e decorre até domingo, em Idanha-a-Nova, o FISAS – Fórum Internacional Territórios Relevantes para Sistemas Alimentares Sustentáveis, que tem por objetivo debater uma abordagem coordenada visando promover uma urgente transição para sistemas alimentares sustentáveis. […]

Últimas

DGAV divulga zonas de intervenção prioritária contra a flavescência dourada da videira

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) já publicou a lista de zonas prioritárias para intervenção onde a flavescência dourada está […]

Dossiers

Capoulas Santos garante que as “medidas agro-ambientais estão asseguradas”

[Fonte: rádio PAX]
Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, esteve esta semana, em Castro Verde, na sessão comemorativa dos 30 anos da Associação de Agricultores do Campo Branco, […]