Paisagem da vinha do Pico em destaque na Feira Nacional da Agricultura

Paisagem da vinha do Pico em destaque na Feira Nacional da Agricultura

[Fonte: Gazeta Rural]

Uma representação das tradicionais curraletas de vinha da ilha do Pico vão estar em destaque na entrada do recinto da 56.ª Feira Nacional da Agricultura, que decorre de 8 a 16 de junho, em Santarém.

Cerca de 20 toneladas de materiais, entre pedra basáltica e bagacina, foram transportadas dos Açores para Santarém, de modo a representar o mais fielmente possível a paisagem da cultura da vinha do Pico, classificada desde 2004 pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

Para o Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, trata-se de uma grande honra e uma grande oportunidade poder dar destaque nacional ao bom trabalho que os Açores, em geral, e o Pico, em particular, tem feito ao nível da vinha e do vinho, sobretudo nos últimos anos, em que se verificou um aumento considerável do número de produtores, de área, de produção e valorização do vinho.

Este certame, que é o maior e mais antigo do género que se realiza no país, tem na vinha e no vinho o mote para a edição deste ano, reunindo mais de 750 expositores e atraindo milhares de visitantes.

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas estará presente na sessão de inauguração da Feira Nacional de Agricultura, visitando depois o stand açoriano, com organização da Associação Agrícola de São Miguel, que dará a conhecer aos visitantes vários produtos açorianos, como queijo, leite, compotas, vinho e bolos lêvedos.

O programa da feira inclui a realização de colóquios e seminários onde estarão em debate os principais temas da atualidade agrícola, além de desfiles e provas, atividades equestres e hípicas, bem como concertos, entre outras iniciativas.

Fonte: GaCS/RM

Comente este artigo

O artigo Paisagem da vinha do Pico em destaque na Feira Nacional da Agricultura foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Anterior Madeira paga 35 mil euros de indemnizações a agricultores afetados por temporais
Próximo Diminuição do risco de incêndio implica “novo mosaico florestal”

Artigos relacionados

Últimas

Em Resende os produtores de gado recebem incentivos à produção

[Fonte: Voz do Campo]

No âmbito das normas reguladoras de Atribuição de Incentivos à Criação de Gado Bovino Tradicional – Raça Arouquesa e do Gado Ovino e Caprino, a Câmara Municipal de Resende vai proceder à entrega de incentivos aos produtores de gado. […]

Nacional

Agromais na Fruit Logistica 2018

A AGROMAIS irá estar presente na Fruit Logistica pelo terceiro ano e no nosso espaço iremos expor alho, abóbora, cebola e batata doce para o mercado de fresco.
O aumento das exportações e a diversificação de mercados de destino de alguns dos nossos produtos, tem sido a nossa grande aposta para valorizar a produção dos nossos associados. […]

Nacional

As 10 páginas da austeridade que Costa ainda não virou. E as 42 promessas cumpridas

[Fonte: ECO]

É um exercício de auto-avaliação. Das 67 promessas de “virar a página da austeridade” no Programa de Governo, António Costa virou 42, está para virar 15, e ainda não virou 10.

No dia debate do Estado da Nação, que coincide com o último ano de legislatura, […]