A visão de longo prazo para as zonas rurais, da Comissão Europeia, deve evoluir no sentido de se tornar numa verdadeira estratégia rural a nível da UE.
O Parlamento Europeu aprovou esta semana o seu relatório de iniciativa sobre a visão a longo prazo para zonas rurais da União Europeia, apresentado pela Comissão Europeia. Este é um relatório que pretende contribuir de forma ativa para o desenvolvimento das comunidades rurais e para a construção de políticas que respondam às suas necessidades e aspirações, conferindo-lhes as ferramentas de que necessitam para que possam concretizar em pleno o seu insubstituível papel na sociedade.
É um imperativo ético e político que os homens e as mulheres, as crianças, os jovens, os idosos, os grupos especialmente vulneráveis, enfim, todos os cidadãos que vivem nos espaços rurais, tenham condições equitativas às de qualquer outro cidadão da UE para poder fazer um uso pleno da sua cidadania. Por outras palavras, quem vive nos espaços rurais deve poder ter as mesmas oportunidades de quem vive nas zonas urbanas, para concretizar os seus objetivos profissionais, sociais e pessoais.
Só quando tal acontecer se poderá falar numa verdadeira concretização do Pilar Europeu dos Direitos Sociais. O grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu quer dar voz clara a estes cidadãos rurais, em particular aos que têm mais dificuldade em ser ouvidos, como os que vivem nas nossas zonas […]