Número de Segurança Social “na hora” para Trabalhadores Estrangeiros

Número de Segurança Social “na hora” para Trabalhadores Estrangeiros

A partir do dia 1 de Janeiro de 2020, o Número de Identificação de Segurança Social (NISS) pode ser atribuído na hora aos cidadãos estrangeiros que pretendam iniciar a sua atividade profissional ao abrigo dos regimes de Trabalhador por Conta de Outrem, Trabalhador do Serviço Doméstico ou Trabalhador Independente.

A Lei de Bases da Segurança Social determina que as pessoas singulares e coletivas que se relacionem com a Segurança Social estão sujeitas a identificação no sistema de informação, através da atribuição de Número de Identificação de Segurança Social (NISS).

De forma a tornar o processo de atribuição do NISS mais célere, a partir do dia 1 de Janeiro de 2020, o NISS passa a ser atribuído na hora aos cidadãos estrangeiros que pretendam iniciar a sua atividade profissional ao abrigo dos regimes de Trabalhador por Conta de Outrem, Trabalhador do Serviço Doméstico ou Trabalhador Independente.

A atribuição de NISS NA HORA pressupõe a intenção de iniciar atividade profissional, de onde resultam, nos termos do Código dos Regimes Contributivos, um conjunto de obrigações.

A conformidade do NISS atribuído será verificada através do cumprimento dos deveres legais por parte da Entidade Empregadora.

A conformidade do NISS atribuído aos cidadãos estrangeiros que tenham dado início de atividade independente na Autoridade Tributária e Aduaneira será igualmente verificada através do cumprimento dos deveres legais que lhes estão associados.

O Guia Prático e a lista dos Serviços de Atendimento da Segurança Social que disponibilizam o NISS NA HORA pode ser consultada no site da Segurança Social.

Fonte: Segurança Social

O artigo foi publicado originalmente em CAP .

Comente este artigo
Anterior Seminário sobre a Alfarroba - 22 de janeiro - Loulé
Próximo Nuevos cambios que se incluirán en la campaña de Solicitud Única de la PAC 2020 cuyo plazo se abrirá el 1 de febrero

Artigos relacionados

Últimas

Empresários pedem mais rapidez e menos burocracia no acesso a fundos

O presidente da Associação Empresarial de Portugal, Luís Miguel Ribeiro, defendeu esta quarta-feira, em Viana do Castelo, mais rapidez e menos burocracia no acesso aos fundos do Portugal 2030, […]

Sugeridas

“Discriminatória e infundada”. Associação critica fim de apoios a novos olivais no Alqueva

[Fonte: O Jornal Económico]

“É, claramente, uma medida discriminatória e infundada” e, por isso, “não a podemos aceitar e iremos contestá-la”, […]

Últimas

Procura-se inovação rural com história de sucesso para partilhar!

Está aberto o Concurso Europeu de Inovação Rural, projeto Horizonte2020 Liaison, que premeia iniciativas inovadoras, inspiradoras e pioneiras dentro da agricultura, […]