Número de Segurança Social “na hora” para Trabalhadores Estrangeiros

Número de Segurança Social “na hora” para Trabalhadores Estrangeiros

A partir do dia 1 de Janeiro de 2020, o Número de Identificação de Segurança Social (NISS) pode ser atribuído na hora aos cidadãos estrangeiros que pretendam iniciar a sua atividade profissional ao abrigo dos regimes de Trabalhador por Conta de Outrem, Trabalhador do Serviço Doméstico ou Trabalhador Independente.

A Lei de Bases da Segurança Social determina que as pessoas singulares e coletivas que se relacionem com a Segurança Social estão sujeitas a identificação no sistema de informação, através da atribuição de Número de Identificação de Segurança Social (NISS).

De forma a tornar o processo de atribuição do NISS mais célere, a partir do dia 1 de Janeiro de 2020, o NISS passa a ser atribuído na hora aos cidadãos estrangeiros que pretendam iniciar a sua atividade profissional ao abrigo dos regimes de Trabalhador por Conta de Outrem, Trabalhador do Serviço Doméstico ou Trabalhador Independente.

A atribuição de NISS NA HORA pressupõe a intenção de iniciar atividade profissional, de onde resultam, nos termos do Código dos Regimes Contributivos, um conjunto de obrigações.

A conformidade do NISS atribuído será verificada através do cumprimento dos deveres legais por parte da Entidade Empregadora.

A conformidade do NISS atribuído aos cidadãos estrangeiros que tenham dado início de atividade independente na Autoridade Tributária e Aduaneira será igualmente verificada através do cumprimento dos deveres legais que lhes estão associados.

O Guia Prático e a lista dos Serviços de Atendimento da Segurança Social que disponibilizam o NISS NA HORA pode ser consultada no site da Segurança Social.

Fonte: Segurança Social

O artigo foi publicado originalmente em CAP .

Comente este artigo
Anterior Seminário sobre a Alfarroba - 22 de janeiro - Loulé
Próximo Candidaturas ao Prémio Newbie prolongadas até 31 de Janeiro

Artigos relacionados

Nacional

“O Quintal” promove agricultura junto dos mais novos

Já está a decorrer mais uma edição do projeto pedagógico municipal “O Quintal” que se estenderá até junho deste ano letivo, […]

Últimas

Impacto da Covid-19 no setor da cortiça: desafio e resiliência

A pandemia que mudou o mundo afeta todo o tecido empresarial, e o setor da cortiça não é exeção. A APCOR quis saber qual o impacto da COVID 19 no setor, e realizou um inquérito a todos os seus associados. Estas são as […]

Nacional

Seminário em Santa Comba Dão debate temas de agricultura

Na tarde de 26 de Julho, o Auditório Municipal de Santa Comba Dão vai ser o palco do “Seminário Agrícola”. Este evento é […]