Governo publica novos Estatutos do ICNF

Governo publica novos Estatutos do ICNF

Foi hoje publicada a portaria que aprova os Estatutos do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), na sequência da aprovação Lei Orgânica que definiu novas missões e competências do organismo e que criou 5 novas Direções Regionais.

Assinada pelo Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos e pelo Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Matos Fernandes, a portaria determina a nova organização interna do ICNF, tendo em conta o regime especial de instituto público e o reforço da desconcentração administrativa.

De acordo com a portaria, a organização interna do ICNF – sedeado em Lisboa –  é constituída por  oito unidades orgânicas centrais (Gestão Administrativa e Financeira, Sistemas de Gestão e Capacitação; Políticas, Planeamento e Relações Externas;  Conservação da Natureza e da Biodiversidade;  Gestão e Valorização da Floresta;  Gestão de Áreas Públicas Florestais;  Instrumentos Financeiros e Apoio ao Investimento e  Gestão de Fogos Rurais) e por serviços territorialmente desconcentrados (Direções Regionais de Conservação da Natureza e das Florestas do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve).

Com uma estrutura mais orientada para os diferentes territórios, a nova orgânica do ICNF reforça o papel e competências dos serviços regionais garantindo um aumento da proximidade territorial e da capacidade de intervenção do organismo. Visa-se assim responder de forma mais eficaz, num contexto de novas condições climáticas, às missões de  preservação e de valorização do capital natural,  ao ordenamento e a gestão integrada do território, à promoção da competitividade das fileiras florestais e à prevenção estrutural e gestão dos fogos rurais.

Comente este artigo
Anterior Onde são usados os fundos europeus? Veja o vídeo
Próximo Capoulas altera estatutos do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas

Artigos relacionados

Comunicados

Manifestação dos afectados do Distrito de Coimbra  pelos prejuízos causados  pelos incêndios

O Governo anuncia publicamente milhões de ajuda para os lesados com prejuízos na agricultura causados pelos incêndios  entre  Julho e Outubro de 2017,  […]

Comunicados

Proyecto del Reglamento Europeo de Fertilizantes UE

AEFA organiza en Madrid la Jornada Técnica titulada ‘Proyecto del Reglamento Europeo de Fertilizantes UE.’
La Jornada se ha desarrollado durante el día 10 de noviembre en el Salón de Actos del Instituto de la Ingeniería de España (IIES) en Madrid. […]

Comunicados

CATAA: Já foram reveladas as 10 principais tendências do setor agroalimentar para 2019

[Fonte: CATAA – Associação do Centro de Apoio Tecnológico e Agro Alimentar de Castelo Branco]
Inovação, novidades e futuras tendências agroalimentares revelaram a importância da modernização, […]