A IACA – Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais participa, no próximo dia 30 de junho, pelas 10h00, na inauguração de um novo laboratório científico que resulta da parceria entre o CoLab na área da alimentação animal, o FeedInov, e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este vem reforçar a capacidade instalada de investigação na área da alimentação animal sustentável.
Em Vila Real, o momento tem início com a visita às instalações do novo laboratório de nutrição animal. A este momento segue-se a visita às Unidades de Experimentação Animal, às futuras instalações da Fábrica de Alimentos Compostos, ao canil da UTAD, ao Kitchen Lab e obras no Laboratório de Análise Sensorial. Às 11h45 acontece, no Átrio da Reitoria desta universidade, a assinatura do protocolo de colaboração entre a UTAD, representada pelo seu Reitor, Professor Doutor Emídio Gomes, e o CoLab FeedInov, representado pelo Presidente da sua Direção, Eng. Romão Braz. O momento que assinala o estabelecimento de uma parceria estruturada entre as duas entidades termina com uma apresentação do CoLab FeedInov.
A propósito da parceria entre o CoLab FeedInov e a UTAD, Romão Braz afirma: «esta iniciativa é muito importante para acelerarmos o ritmo de investigação num tema que se tornou premente para nós e para a sociedade. Queremos produzir melhor e de forma mais sustentável. Para encontrar as soluções adequadas necessitamos de capacidade instalada de investigação e é isso que a UTAD nos proporciona.»
Ana Sofia Santos, Diretora para a Ciência e Inovação do FeedInov, salienta a relevância do «acesso a equipamentos científicos que permitem trabalhar com rigor e trazer dados novos que originam mais e melhor informação sobre a nutrição animal, o que é essencial para que o setor tome as melhores decisões no que respeita aos seus métodos de produção. Este laboratório é um passo muito consistente nesse sentido».
Jaime Piçarra, Secretário-Geral da IACA, uma das entidades associada do FeedInov, reforça ser «muito importante para o setor o desenvolvimento de parcerias que nos permitam encontrar as melhores soluções para o bem-estar animal e para uma alimentação ambientalmente sustentável».
Emídio Gomes, Reitor da UTAD, expressa também o seu entusiasmo com os avanços que serão alcançados com esta “parceria estratégica entre a academia e uma das mais importantes e prestigiadas associações empresariais do setor agroalimentar”.
Fonte: IACA