Investigadores americanos e colombianos realizaram um estudo no qual concluíram que as florestas têm um papel maior do que apenas guardar carbono. O papel desempenhado é muito mais complexo e é uma grande ajuda no combate à crise climática que se vive.
O papel das florestas como “esponja” de carbono já está bem estabelecido. No entanto, novos dados sugerem que as florestas promovem mais benefícios que vão muito além da captação de carbono, ajudando a manter o ar mais frio e húmido devido à transformação física que fazem da energia e da água.
Este estudo é o primeiro que aponta os benefícios não relacionados com o carbono de diferentes tipos de floresta, e descobriu que as florestas tropicais da América Latina, África Central e sudeste da Ásia são aquelas que mais beneficiam a natureza e o combate às alterações climáticas.
Investigadores dos Estados Unidos e da Colômbia descobriram que as florestas, no geral, mantêm o planeta pelo menos meio grau Celsius mais frio. E o estudo aponta mais descobertas: algumas florestas apresentam maiores benefícios que outras para manter o clima estável.
Nos trópicos, do Brasil e Guatemala ao Chade […]