No rescaldo do IX Congresso Nacional de Suinicultura FPAS anuncia novo evento

No rescaldo do IX Congresso Nacional de Suinicultura FPAS anuncia novo evento

O pontapé de saída para a 25.ª Feira Nacional do Porco foi dado hoje, 14 de maio, com a assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal do Montijo e a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS), no auditório da Galeria Municipal do Montijo. No rescaldo do 9º Congresso Nacional de Suinicultura que juntou mais de três centenas de agentes do setor e contou com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, a FPAS lança a 25ª Feira Nacional do Porco que decorrerá de 14 a 16 de maio de 2020 no Parque de Exposições do Montijo.

Com a cerimónia de assinatura do protocolo, iniciaram-se os preparativos para “realizarmos a maior Feira do Porco de sempre”, declarou o presidente da FPAS, Vitor Menino. “Este é um ato simbólico e importante para a suinicultura portuguesa. É motivo de satisfação podermos contar com o empenho e o envolvimento da Câmara Municipal do Montijo para mais uma feira que irá, certamente, dignificar o nosso setor e o concelho do Montijo”, acrescentou.

Por parte da Câmara Municipal do Montijo, o presidente Nuno Canta afirmou a importância de manter no concelho a realização da Feira Nacional do Porco, assegurando que “a nossa missão, assim como a forma de parceria com a FPAS, é no sentido de reforçar a suinicultura nacional e o papel do Montijo neste setor. Desejamos que seja uma grande feira, que consiga projetar a suinicultura portuguesa não só internamente, como no mundo”.

O protocolo assinado entre a Câmara Municipal do Montijo e a FPAS estabelece as responsabilidades de cada uma das entidades. A FPAS está encarregue de delinear todo o programa da feira, promover o evento e organizar as jornadas técnicas. Por sua vez, a câmara ficará responsável por um conjunto de questões logísticas necessárias à realização da feira, por intervenções de melhoria no Parque de Exposições e pela colaboração na divulgação da 25.ª Feira Nacional do Porco.

A última edição do certame, realizada em 2018, contou com a presença de 110 expositores e mais de 20 mil visitantes, numa feira aberta ao público e que une a área profissional da suinicultura à gastronomia e à cultura.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Comente este artigo
Anterior XVIII Congresso de Nutrição e Alimentação no Porto a 16 e 17 de Maio
Próximo Delta quer pôr agricultores açorianos a produzir café

Artigos relacionados

Últimas

Candidaturas – Seguro de Colheitas (âmbito RAA e RAM)

Encontram-se abertas as candidaturas ao Seguro de Colheitas (âmbito RAA e RAM), campanha de 2020. […]

Últimas

Projeto-piloto: Apoiar a transição para sistemas de produção de galinhas poedeiras livres de gaiolas na UE

No dia 21 de Maio de 2021, arrancou o projeto “Melhores práticas para a produção de ovos em sistemas alternativos” (Best Practice Hens). Este projeto visa analisar os […]

Últimas

Ofertas de emprego – Técnicos para Fotointerpretação de Parcelas – Lisboa

A CNJ – Confederação Nacional dos Jovens Agricultores e do Desenvolvimento Rural pretende recrutar técnicos para a realização de […]