A competição é cada vez mais renhida naquele que é o único concurso internacional de azeite do nosso país. Em 27 premiados, incluindo menções honrosas, Portugal conquistou 8 distinções no 12º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, seguido de Espanha com 7, Itália com 6 e ainda Israel, Brasil e Argentina.
De entre os cerca de 100 azeites concorrentes, Portugal assegurou o 1º prémio na categoria de Frutado Verde Ligeiro, tendo arrecadado ainda nesta categoria o 3º prémio e duas menções honrosas. Na categoria de frutado maduro conquistou o 3º lugar e as três menções honrosas.
A entrega dos prémios aos vencedores vai ocorrer em cerimónia agendada para a Ovibeja, no dia 29 de abril, às 13h00, no Auditório ACOS, Pavilhão Terra Fértil.
Aberto a produtores individuais, associações de produtores, cooperativas e empresas de embalamento devidamente registadas, tanto nacionais como internacionais, de qualquer país produtor de azeite, o concurso compreende cinco as categorias a sufrágio: Frutado Verde Intenso, Frutado Verde Médio, Frutado Verde Ligeiro e Frutado Maduro pertencentes à campanha 2022/2023. Os azeites do hemisfério sul foram pertencentes à campanha de 2021/2022 devido à diferença na época da apanha da azeitona.
O Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja mantém-se há vários anos no primeiro lugar do ranking dos melhores concursos do mundo. Tem como propósito incentivar a aposta na qualidade dos azeites, o aumento do seu consumo e a conquista de mercados internacionais. Constituído por cerca de 30 elementos de diferentes países, o júri é presidido por José Gouveia, especialista em azeites.
Organizado pela ACOS em colaboração com a Casa do Azeite, o 12º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja conta com o patrocínio exclusivo do Crédito Agrícola.
Fonte: ACOS