Decorreu em Angra do Heroísmo, no TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira, a reunião final do projeto “Vinhas da Terceira”, que tem por missão implementar um sistema de alertas e de visualização para a prevenção de doenças nas vinhas da ilha Terceira. O sistema de alerta assenta na monitorização meteorológica, distribuídos por diferentes vinhas de 4 viticultores da região dos Biscoitos, na ilha Terceira.
“Este projeto é uma iniciativa do Municipio de Angra do Heroísmo, que para a sua concretização celebrou um contrato programa com a Associação para o Desenvolvimento do AirCentre, em julho de 2022. O projeto contou ainda com o parceiro Associação Smart Farm Colab – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura. O projeto trará grandes vantagens para o setor da vitivinicultura introduzindo e aplicando inovação tecnológica no setor, com instalação de equipamentos designados por “demonstradores SOFIS” que funcionam e comunicam através da rede da IOT também criada e desenvolvida pelo Municipio de Angra do Heroísmo, que contribuirá para melhorar a eficiência e a sustentabilidade da produção vitivinícola, permitindo aos viticultores tomar decisões informadas e baseadas em dados reais, atuando de forma preventiva no combate a algumas doenças, nesta primeira fase o míldio, refere Fátima Amorim, Vereadora da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
A Associação SFCOLAB – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, é uma entidade privada sem fins lucrativos e com sede em Torres Vedras. Fundada em 2019, o SFCOLAB tem o objetivo de impulsionar a inovação e a transição digital na agricultura.
Assim, o SFCOLAB desenvolve soluções digitais inovadoras e inclusivas para a agricultura com o objetivo de tornar este setor mais rentável e sustentável, através de uma gestão eficiente dos fatores de produção, que tem concentrado esforços na democratização e literacia da Agricultura 4.0.
O projeto “Vinhas da Terceira”, tem como principal objetivo o controlo das doenças da vinha, nesta primeira fase o míldio, utilizando tecnologia e informação em tempo real, que irá permitir realizar as intervenções necessárias na altura ideal, permitindo assim uma possível redução do número de tratamentos necessários ao controlo da doença,
A implementação do projeto teve início no ano de 2022, ano em que foram realizados vários diagnósticos nas vinhas, tendo sido posteriormente instalados quatro demonstradores tecnológicos SOFIS – Smart Orchard Ferti-Irrigation System. Os demonstradores SOFIS, são estações que recolhem em tempo real dados (de hora em hora), e que são fundamentais para uma melhor prática de gestão agrícola, nomeadamente no cultivo da vinha, como a humidade e temperatura do ar, a velocidade e a direção do vento, a precipitação e a radiação solar, que podem ser acompanhadas em: https://services.aircentre.org/agrodigital/terceira/ .
A implementação deste projeto permitirá nas vinhas da Ilha Terceira, otimizar a produtividade do sector vitivinícola, pois através dos demostradores SOFIS, é possível fazer um diagnóstico das necessidades da cultura, para que se possa desenvolver ou adaptar as melhores soluções de tratamento e prevenção, que culminem numa melhoria da produtividade e no seu desenvolvimento sustentável.
Para a vereadora Fátima Amorim, este é mais um contributo do Município de Angra do Heroísmo, para um dos setores que tem vindo a crescer na ilha Terceira. Nos últimos anos o município tem apostado na promoção dos vinhos da Terceira, quer localmente, quer fora da Região. Os produtores da Terceira tiveram presentes no Wine in Terceira, nos últimos dois anos e em 2023 na Alma do Vinho em Alenquer, onde foi possível apresentarem os seus vinhos.
A agricultura e a viticultura são pilares fundamentais da economia da região autónoma dos Açores, contribuindo para a criação de emprego, o turismo, as exportações, a preservação cultural e ambiental, e o desenvolvimento rural.
O artigo foi publicado originalmente em Município de Angra do Heroísmo.