Muita chuva no norte e centro!

Muita chuva no norte e centro!

Muita chuva no norte e centro deverá acabar com a seca nessas regiões em apenas 2 semanas!

Ao longo dos próximos 10-15 dias teremos muita chuva no norte e centro.

Esta precipitação deverá ocorrer à passagem de uma série de perturbações e ondulações frontais associadas a uma intensa corrente de oeste/noroeste, que já estávamos a prever há vários meses que se desenvolvesse em Novembro.

Com a passagem de uma série de perturbações bastante activas, não se descartam situações localmente significativas ao nível de trovoadas, queda de granizo, vento intenso ou inundações.

Esperamos a continuação deste padrão instável durante pelo menos 10-15 dias, as condições de circulação atmosférica apontam que Novembro seja no seu total bastante chuvoso em especial no norte e centro, e esperamos uma reversão total da situação de seca e défice hídrico nas regiões.

Por outro lado, no sul, esperamos um processo de gradual recuperação da situação de seca, mas com menos garantias quanto a uma total recuperação.

Adiantamos ainda que em Dezembro voltaremos a ter uma tendência mais seca, mas Janeiro e Fevereiro deverão voltar a ser mais chuvosos, pelo que o Inverno no seu total deverá ser bastante mais normal do que o  Inverno passado.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em BestWeather .

Veja a previsão do tempo e a melhor altura para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta.

Anterior Agricultura: o bode expiatório de António Costa - José Diogo Albuquerque
Próximo Conferência da VIDA RURAL é já amanhã

Artigos relacionados

Nacional

Planos de emergência desativados no distrito


A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) desativaram os planos de emergência que tinham sido acionados devido aos fogos florestais que atingiram o distrito e, […]

Últimas

Governo alarga prazo de candidaturas ao Pedido Único

O Governo decidiu prorrogar o prazo de submissão das candidaturas ao Pedido Único para o próximo dia 6 de maio.
“Após o prazo estabelecido, […]

Nacional

“Já amanhã, a dívida pública vai começar a descer em termos nominais”, garante Centeno

O Parlamento discute esta quarta-feira o último Programa de Estabilidade do Governo de António Costa. Mário Centeno deixa um cenário com contas públicas equilibradas mas com a economia a crescer menos em resultado do abrandamento mundial. […]