Moçambique vacina 450 mil animais contra febre aftosa

Moçambique vacina 450 mil animais contra febre aftosa

[Fonte: Observador] Mais de 450 mil animais foram vacinados contra o surto de febre aftosa em Moçambique, no âmbito das medidas preventivas de proteção do gado bovino contra uma eventual ocorrência da febre.

Mais de 450 mil animais foram vacinados contra o surto de febre aftosa em Moçambique, no âmbito das medidas preventivas de proteção do gado bovino contra uma eventual ocorrência da febre, disse fonte do Ministério da Agricultura.

“Neste momento, podemos dizer que a situação permanece estacionária, com tendência a estar controlada”, afirmou a chefe do departamento de Epidemiologia no Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA), Florência Massango, citada esta segunda-feira pelo diário Notícias.

Nesta fase da campanha de imunização do gado, foram abrangidos alguns distritos das províncias de Maputo, Gaza e Inhambane, no sul, Nampula, norte, e Zambézia, Manica e Tete, no centro.

O controlo foi reforçado nos distritos dessas províncias por serem consideradas áreas propensas à ocorrência da febre aftosa.

“O último surto que registámos foi em maio, no distrito de Marara, em Tete, e foi controlado pelas autoridades veterinárias”, acrescentou Massango.

A febre aftosa registou um rápido alastramento em Moçambique devido a dificuldades na inspeção e controlo do movimento interno do gado e carnes.

A febre aftosa afeta a produção animal, mas não tem repercussões na saúde pública e é endémica em vários pontos do mundo, nomeadamente no Médio Oriente, África, Ásia e América Central e do Sul.

Comente este artigo
Anterior Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 5 a 11 Agosto 2019
Próximo Produtores do Oeste estimam colheita de 200 mil toneladas de pera rocha

Artigos relacionados

Comunicados

A EDIA não para! Nova campanha de rega: EDIA garante o fornecimento de água

No âmbito da evolução a situação em Portugal do Coronavírus, nomeadamente com o prolongamento do Estado de Emergência, ontem […]

Nacional

Dia da Árvore. Um eucalipto pode render até 24 mil folhas A4

Esta quinta-feira é Dia da Árvore, só é pena que alguns de nós não tenham a necessária consciência da importância deste recurso natural, […]

Dossiers

Cotações – Suínos – Informação Semanal – 17 a 23 Junho 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
As cotações médias nacionais do porco classe E e do porco classe S mantiveram-se estáveis em relação à […]