Moçambique passou hoje a contar com um mapa atualizado e detalhado da vegetação e avaliação do estado de conservação dos 162 ecossistemas do país, que contou com o apoio financeiro internacional.
“São no total 162 ecossistemas mapeados, ricos em biodiversidade e fundamentais para a subsistência da maioria da população rural, na medida em que contribuem para a retenção de água, combate à seca e desertificação, para além de regularem inundações e protegerem contra as altas temperaturas e ciclones que têm fustigado o país”, explicou aquele ministério.
O instrumento atualizado foi lançado hoje pela ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, na abertura do quinto conselho coordenador da instituição, que decorre em Maputo sob o lema “Por Uma Gestão Sustentável e Integrada da Floresta do Miombo”.
Aquele ministério reconhece igualmente que “muitos destes ecossistemas enfrentam ameaças associadas ao crescimento populacional, queimadas, desmatamento, mineração e infraestruturas”, o que coloca 4% destes “criticamente em perigo, 9% em perigo e 32% em estado de vulnerabilidade”.
“O mapa vem responder a esta preocupação, uma vez que vai permitir um melhor planeamento das ações de conservação e monitoria da biodiversidade, bem como a tomada de medidas e decisões com base em evidências científicas para viabilizar as ações da Declaração de Maputo sobre o Maneio Sustentável e Integrado da Floresta do Miombo”, esclareceu o Ministério da Terra e Ambiente.
Acrescentou que o mapa de vegetação e dos ecossistemas enquadra-se no projeto de identificação e mapeamento das áreas-chave para biodiversidade e lista vermelha de Espécies e Ecossistemas, financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, Agência Francesa para o Desenvolvimento e pelo Fundo Francês para o Meio Ambiente, no valor total de 400 mil dólares (373 mil euros).
O mapa dos ecossistemas está incorporado no Sistema de Informação de Biodiversidade de Moçambique, portal oficial do Governo que centraliza os dados, informação e legislação sobre a biodiversidade.