Missão Empresarial à Feira SuperMinas –  15 a 22 de Outubro 2017 – Brasil

Missão Empresarial à Feira SuperMinas – 15 a 22 de Outubro 2017 – Brasil

A Câmara Agrícola Lusófona (CAL) está a dinamizar a participação de pequenas e médias empresas (PME) nacionais a estarem presentes no expositor de Portugal, naquele que é considerado como o evento mais completo do setor do retalho no Brasil, a feira SuperMinas Food Show 2017.

De 15 a 22 de outubro, em Belo Horizonte, na capital do Estado de Minas Gerais, a comitiva empresarial participante terá a oportunidade de expor os seus produtos numa feira que em 2016 teve mais de 54 mil profissionais do setor e que gerou um volume de negócios superior a 470 milhões de euros. Relativamente ao agronegócio, o Brasil importa 9.920 milhões de euros e de Portugal apena importa 287 milhões de euros, correspondendo a 3% do total. Os produtos que Portugal possui maior quota de mercado no Brasil são: carnes transformadas, vinho, pêras, bolachas e azeite.

Através desta ação pretende-se fortalecer as boas relações comerciais entre Portugal e Brasil, com especial relevância com o Estado de Minas Gerais, o qual se tem consolidado na economia brasileira como o terceiro maior PIB do país. Minas Gerais beneficia da sua posição geoestratégica, encontrando-se delimitado por seis estados: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro, constituindo-se assim como uma porta de entrada para os mercados adjacentes.

O potencial de exportação português é elevado, considerando o valor total de importações agoralimentares do estado de 441 milhões tendo Portugal apenas uma quota de mercado de 1%, o que corresponde a 4,1 milhões de euros. Os principais produtos que Portugal exporta para o estado mineiro os produtos oleaginosos, bebidas, pescado e frutas, cujas quotas no estado são 9,4%, 7,9%, 5,5% e 2%, respetivamente.

Ao longo da missão, os participantes terão acesso a um programa que possui uma abordagem transversal no agronegócio, proporcionando contactos com diversas entidades de relevo, privilegiando-se a criação contactos comerciais.

Esta é uma iniciativa que se insere no âmbito Projeto de Internacionalização Agronegócio CPLP 2017/2018, cofinanciado pela União Europeia através do Portugal 2020 e Compete 2020.

→As inscrições são limitadas, podendo ser efetuadas – aqui←

→O programa poderá ser acedido –  aqui←

→Para mais informações – aqui←

 

 

Comente este artigo
Anterior I CLBHort: Material propagativo de espécies hortícolas - avanços e desafios futuros - 2 de Novembro 2017 - Lisboa
Próximo Projecto Melhor Eucalipto - 21 e 22 de Setembro 2017- Fafe e Arouca

Artigos relacionados

Nacional

Criação de empresas em Portugal aumenta quase 20% e insolvências sobem 7%

De acordo com a consultora, filial da Crédito y Caución, o ano arrancou com 6.333 novas empresas constituídas contra as 5.288 criadas em janeiro do ano passado. […]

Nacional

Cultivares de Oliveira: Cordovil de Trás-os-Montes

Cordeiro, A.M.; Calado, M.L.; Morais, N.; Miranda, A. & Carvalho, M.T. (1)
INRB / L-INIA / URGEMP
Aspectos Gerais
Sinonímias reconhecidas: Cordovil. […]

Internacional

Experts ‘overwhelmingly’ endorse CRISPR-edited crop safety, but politics could stifle technology’s progress

It should come as no surprise that innovation is linked to uncertainty, […]