Missão Empresarial à Feira SuperMinas –  15 a 22 de Outubro 2017 – Brasil

Missão Empresarial à Feira SuperMinas – 15 a 22 de Outubro 2017 – Brasil

A Câmara Agrícola Lusófona (CAL) está a dinamizar a participação de pequenas e médias empresas (PME) nacionais a estarem presentes no expositor de Portugal, naquele que é considerado como o evento mais completo do setor do retalho no Brasil, a feira SuperMinas Food Show 2017.

De 15 a 22 de outubro, em Belo Horizonte, na capital do Estado de Minas Gerais, a comitiva empresarial participante terá a oportunidade de expor os seus produtos numa feira que em 2016 teve mais de 54 mil profissionais do setor e que gerou um volume de negócios superior a 470 milhões de euros. Relativamente ao agronegócio, o Brasil importa 9.920 milhões de euros e de Portugal apena importa 287 milhões de euros, correspondendo a 3% do total. Os produtos que Portugal possui maior quota de mercado no Brasil são: carnes transformadas, vinho, pêras, bolachas e azeite.

Através desta ação pretende-se fortalecer as boas relações comerciais entre Portugal e Brasil, com especial relevância com o Estado de Minas Gerais, o qual se tem consolidado na economia brasileira como o terceiro maior PIB do país. Minas Gerais beneficia da sua posição geoestratégica, encontrando-se delimitado por seis estados: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro, constituindo-se assim como uma porta de entrada para os mercados adjacentes.

O potencial de exportação português é elevado, considerando o valor total de importações agoralimentares do estado de 441 milhões tendo Portugal apenas uma quota de mercado de 1%, o que corresponde a 4,1 milhões de euros. Os principais produtos que Portugal exporta para o estado mineiro os produtos oleaginosos, bebidas, pescado e frutas, cujas quotas no estado são 9,4%, 7,9%, 5,5% e 2%, respetivamente.

Ao longo da missão, os participantes terão acesso a um programa que possui uma abordagem transversal no agronegócio, proporcionando contactos com diversas entidades de relevo, privilegiando-se a criação contactos comerciais.

Esta é uma iniciativa que se insere no âmbito Projeto de Internacionalização Agronegócio CPLP 2017/2018, cofinanciado pela União Europeia através do Portugal 2020 e Compete 2020.

→As inscrições são limitadas, podendo ser efetuadas – aqui←

→O programa poderá ser acedido –  aqui←

→Para mais informações – aqui←

 

 

Comente este artigo
Anterior I CLBHort: Material propagativo de espécies hortícolas - avanços e desafios futuros - 2 de Novembro 2017 - Lisboa
Próximo Projecto Melhor Eucalipto - 21 e 22 de Setembro 2017- Fafe e Arouca

Artigos relacionados

Últimas

Webinar aborda emissões de metano em produção animal – 12 de abril

A Federação Europeia de Fabricantes de Alimentos (FEFAC), realiza o Webinar “Gerindo as emissões de metano em produção animal”. O evento está agendado para dia 12 de abril às […]

Nacional

Universidades do Reino Unido criam novo Centro para Inovação Efetiva na Agricultura

Através de uma parceria entre as cinco principais universidades agrícolas do Reino Unido, será criado já em abril […]

Eventos

Seminário – ÁGUA: Um Recurso Estratégico – 20 de Abril 2018 – Santarém

A água é um recurso estratégico que está na base da vida e de todas as actividades económicas.
A sua gestão eficiente constitui um dos principais desafios num território com características muito diversificadas, […]