Ministra da Agricultura reúne com Confederações do setor para ponto de situação sobre PDR2020

Ministra da Agricultura reúne com Confederações do setor para ponto de situação sobre PDR2020

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, reuniu hoje com as Confederações do setor, para fazer um ponto de situação do PDR2020. Na reunião foram apresentados os níveis de compromissos e execução do programa que, com as candidaturas e os avisos ainda abertos, revelavam já uma situação de overbooking. Não obstante esta situação, Maria do Céu Antunes referiu que vão ser avaliadas cerca de 2500 candidaturas que se encontravam a aguardar decisão nos avisos de investimento agrícola, incluindo de Jovens Agricultores e na agroindústria. Estas candidaturas encontravam-se sem dotação orçamental e vão, agora, ser analisadas. Caso estejam reunidas as condições de aprovação, será viabilizado o seu financiamento.

“Mais do que nunca, o investimento envolvido nestas candidaturas assume uma significativa importância para o setor e para o país”, sublinhou a Ministra da Agricultura.

Os representantes do setor congratularam-se com esta solução que permitirá viabilizar um novo conjunto de investimentos. Neste encontro, que corroborou o espírito de diálogo e cooperação, Maria do Céu Antunes solicitou ainda às Confederações os contributos para a definição da nova medida COVID-19, de apoio aos setores mais afetados pela pandemia, a integrar no PDR2020 já na próxima reprogramação.

A titular da pasta da agricultura deu conta da evolução dos trabalhos relativos ao Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 e à implementação do pacote de Recuperação da União Europeia.

Recorde-se, ainda, que Portugal renegociou um novo envelope financeiro para a Política Agrícola Comum (PAC) que permite não só atingir, como ultrapassar, o seu objetivo negocial de garantir o orçamento do período atual, através do reforço do envelope financeiro para o período 2021-2027. Este montante global da PAC representa um acréscimo de 5% a preços correntes (o referencial utilizado pela Comissão Europeia na PAC) entre períodos de programação.

Comente este artigo
Anterior Incêndios: Pequenos agricultores da Sertã com prejuízos de pelo menos 2ME
Próximo Ministra da Agricultura reuniu com as Confederações do setor para ponto de situação do PDR2020

Artigos relacionados

Últimas

Syngenta investe 2 mil milhões de dólares e estabelece novos objetivos para enfrentar as alterações climáticas através da Inovação

Syngenta direciona 2 mil milhões de dólares ao longo de cinco anos para inovações especificamente destinadas a mudanças significativas nos níveis de sustentabilidade agrícola
O artigo foi publicado originalmente em Syngenta. […]

Comunicados

Revista AGROTEJO 2018 – Versão On-line

[Fonte: Agrotejo]
A Revista da Agrotejo, editada anualmente, tem sido um contributo de valor para o sector agrícola da região, […]

Últimas

Incêndios: nível de alerta volta a subir, mas faltam 22 meios aéreos

Os meios de combate a incêndios florestais vão ser reforçados a partir deste sábado, mas dos 60 meios aéreos previsto no dispositivo só […]