Incêndios: Pequenos agricultores da Sertã com prejuízos de pelo menos 2ME

Incêndios: Pequenos agricultores da Sertã com prejuízos de pelo menos 2ME

O incêndio que deflagrou no sábado em Oleiros terá afetado “várias centenas” de pequenos agricultores da Sertã, anunciou hoje o município, que estima um prejuízo de pelo menos dois milhões de euros neste setor.

“São várias centenas de pequenos agricultores afetados só com este incêndio”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Sertã, José Farinha Nunes, apelando ao Ministério da Agricultura para definir orientações e instruções, por forma a prosseguir com o levantamento dos prejuízos.

Somando todos os prejuízos no setor da agricultura, “o valor será, seguramente, de dois milhões de euros”, entre culturas queimadas, barracões e máquinas agrícolas, referiu.

O autarca defendeu que o mecanismo de apoio que venha a ser definido para ajudar os agricultores afetados deve ser algo flexível, atendendo à realidade local, em que prevalece uma agricultura familiar.

“Se for necessário os agricultores estarem coletados, não vão sequer pedir qualquer indemnização. Isto são pessoas idosas, que nem 100 ou 200 euros têm para pagar os medicamentos”, afirmou José Farinha Nunes.

De acordo com o autarca, terão ardido cerca de cinco mil hectares no concelho, na sequência do incêndio que deflagrou no sábado em Oleiros e alastrou-se à Sertã e a Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.

JGA // MLS

Continue a ler este artigo na Visão.

Comente este artigo
Anterior Eduardo Cabrita diz que capacidade no combate aos fogos "é plena"
Próximo Ministra da Agricultura reúne com Confederações do setor para ponto de situação sobre PDR2020

Artigos relacionados

Comunicados

Xylella: 37 new plant species added to host list

Thirty-seven new plant species have been identified as hosts of the Xylella fastidiosa pathogen. Most were naturally (not artificially) […]

Sugeridas

Finnish ecological sustainability study: Glyphosate-based Roundup herbicide has ‘minor, transient’ impacts on soil and animal health

[Fonte: GLP] Despite an increasing concern of consequences of using vast amounts of glyphosate-based herbicides in agroecosystems, their potential effects on non-target soil organisms and soil functioning are mostly unknown. […]

Nacional

Sessão de esclarecimento em Vagos sobre apoios para diversificação de actividades na exploração agrícola

A Biblioteca Municipal de Vagos recebe, a 6 de Junho, pelas 17h00, uma sessão de esclarecimento sobre a apresentação de candidaturas à […]