Ministra da Agricultura participa no último Conselho de Ministros da Agricultura presidido pela Croácia

Ministra da Agricultura participa no último Conselho de Ministros da Agricultura presidido pela Croácia

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes Albuquerque, participou hoje, por videoconferência, no último Conselho de Ministros da Agricultura e Pescas da União Europeia, presidido pela Ministra croata Marija Vučković.

A presidente Croata fez um balanço da situação do atual do pacote da reforma da Política Agrícola Comum (PAC) pós 2020 e identificou os tópicos que considera prioritários para os próximos meses.

Na sua intervenção, Maria do Céu Antunes Albuquerque, sublinhou os progressos alcançados e a expetativa da conclusão das negociações do quadro financeiro plurianual, essenciais para a conclusão das negociações da reforma da PAC. Relembrou ainda a necessidade de equilíbrio entre as metas ambientais e os outros objetivos da PAC.

A Ministra da Agricultura salientou, também, alguns pontos que precisam de trabalho durante a presidência alemã, como a simplificação do regime da pequena agricultura, a clarificação e equidade das medidas agroambientais e o apoio à organização da produção.

A reunião terminou com a Ministra Alemã, Julia Klöckner, a destacar os importantes desafios que a presidência europeia tem pela frente, tendo feito referência à redução da utilização dos pesticidas e dos fertilizantes, à estratégia From Farm to Fork, à conservação e à biodiversidade, à garantia do bem-estar animal e à ligação fundamental à nutrição.

À Croácia, sucederá no dia 1 de julho, a Alemanha, país que assumirá a presidência do Conselho da União Europeia, data em que se inicia o Trio Alemanha, Portugal e Eslovénia.

Comente este artigo
Anterior Relatório analisa necessidades financeiras nos setores agrícola e agroalimentar em Portugal
Próximo Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 22 a 28 Junho 2020

Artigos relacionados

Eventos

XXVI Potato Poland – Os Dias Nacionais da Batata em Nidzica – 23 a 25 de agosto – Polónia

Potato Poland 2019 será organizada em Nidzica de 23 a 25 de agosto. O principal co-organizador desta 26ª edição será o CN NIDZICA, […]

Últimas

O maior produtor de hortícolas bio está na Comporta. E fala francês

O maior produtor de hortícolas biológicos em Portugal está na Comporta, em Alcácer do Sal, e tem pronúncia francesa. A BVLH, […]

Comunicados

IVDP vai assegurar o pagamento das uvas aos viticultores até 15 de janeiro

O Comunicado de Vindima na Região Demarcada do Douro altera a modalidade de pagamento para uvas aptas à denominação de origem Douro e indicação geográfica Duriense, passando, agora, o […]