Ministra da Agricultura marca presença no Encontro Nacional de Técnicos da CONFAGRI

Ministra da Agricultura marca presença no Encontro Nacional de Técnicos da CONFAGRI

O Encontro Nacional de Técnicos da CONFAGRI, vai ter lugar no Hotel AXIS OFIR, durante os dias 30 e 31 de janeiro em Esposende, um evento anual que, além de reunir cerca de 400 técnicos e dirigentes de todo o país, das organizações agrícolas que integram o universo associativo da CONFAGRI, vai contar com a presença da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque.

O encontro tem como objetivo analisar e debater, em colaboração com os responsáveis do Ministério da Agricultura e de outras Entidades do setor, as principais linhas de ação da política agrícola para o ano 2020 e perspetivar a sua evolução nos próximos anos.

No primeiro dia de trabalhos, dia 30, a abertura será às 14h15 e contará, como habitualmente, com a participação de técnicos do IFAP (Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas) e do GPP (Gabinete de Planeamento do Ministério da Agricultura), que, em conjunto com os técnicos da CONFAGRI, irão esclarecer os procedimentos em vigor para a campanha das ajudas que se inicia a 1 de fevereiro, onde se incluem as alterações legislativas, bem como os formulários de candidatura e controlos administrativo e físico, isto no primeiro Painel.

No segundo Painel, será abordado o tema do PDR2020 em toda a sua abrangência (reprogramação, calendário de concursos e instrumentos financeiros), seguido do “Espaço Inovação”, onde vão ser apresentados um conjunto de projetos inovadores para o setor agrícola e pecuário.

Jantar da Cerimónia de entrega de Prémios de Mérito presidido pela Ministra da Agricultura

O ponto alto do dia 30 será a Cerimónia de entrega dos “Prémios do Mérito” às Entidades e Técnicos que mais se distinguiram na campanha de 2019, que contará com a presença da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque.

No segundo e último dia do Encontro, dia 31, vão ser apresentados seis Painéis subordinados a temas: “Formação Profissional da CONFAGRI”, “Serviço de Aconselhamento Agrícola e Florestal”, “Regime Exercício da Atividade Pecuária (REAP)”, “Agricultura, Pecuária e Ambiente”, “Estatuto da Agricultura Familiar e Jovem Empresário Rural” e a “A PAC Pós 2020”.

O encerramento deste encontro terá lugar às 17h30 e contará com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, António Benjamim da Costa Pereira e do Presidente da CONFAGRI, Manuel dos Santos Gomes.

Francisco Silva, Secretário-Geral da CONFAGRI, destaca que “esta iniciativa, além de fortalecer os laços que nos unem aos nossos associados, tornam a nossa estrutura associativa mais capacitada para ultrapassar os desafios que se avizinham para o setor agrícola. Queremos estar um passo à frente, antecipando-nos às dificuldades. É por essa razão que, com profissionalismo e o know-how dos nossos técnicos, queremos levar a vasta rede de organizações agrícolas associadas e protocoladas da CONFAGRI mais longe. Temos muito orgulho no caminho que traçámos até agora e que nos conduziu à posição cimeira que assumimos hoje, e é com o sentido de bem servir a agricultura portuguesa que estamos motivados e empenhados em fazer mais e melhor, neste ano que agora se inicia”.

Programa e mais informação → Programa – Encontro Técnicos_2020

O artigo foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Comente este artigo
Anterior CNA acolhe Mesa Redonda: “Agricultura familiar e acesso aos mercados”
Próximo Ministra da Agricultura apela a uma transição justa e equilibrada para os agricultores

Artigos relacionados

Últimas

Roterdão vai ter exploração agrícola ‘flutuante’

É no porto de Roterdão, na Holanda, que vai nascer uma ‘exploração agrícola flutuante’. Fruto de um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros da empresa holandesa Beladon, […]

Nacional

“Está muito calor para trabalhar”. OIT prevê perda de produtividade equivalente a 80 milhões de empregos

O aquecimento global está a levar ao aumento do stresse térmico, o que, em 2030, deverá causar perdas de produtividade em todo o mundo equivalentes a 80 milhões de postos de trabalho a tempo completo. […]

Nacional

2543 hectares de regadio da Barragem do Pisão para Sousel

[Fonte: Rádio Campanário] O perímetro de rega da Barragem do Pisão vai chegar ao concelho de Sousel, segundo garantia dada pelo Presidente da Câmara Municipal, […]