Ministra considera “prematuro” discutir período de transição da PAC

Ministra considera “prematuro” discutir período de transição da PAC

A ministra da Agricultura considerou hoje ser “prematuro” discutir as medidas para o período de transição da Política Agrícola Comum (PAC), mas garantiu estar a trabalhar para salvaguardar os interesses dos agricultores portugueses.

“Nesta altura, entendo que é prematuro estarmos a fazer esta discussão, por quanto não está fechada a reforma da PAC e por quanto não tenho as linhas orientadoras fechadas”, afirmou a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, que falava numa audição parlamentar, requerida pelo PCP, na Comissão de Agricultura e Mar.

No entanto, garantiu que o executivo está a trabalhar para “salvaguardar a posição” dos agricultores e consumidores portugueses, notando que existe uma flexibilidade, prevista no modelo de desempenho, que permite a cada Estado-membro, “até certo ponto”, aplicar e verificar as medidas tidas em conta.

Relativamente ao período de transição, a governante disse que as medidas serão definidas até agosto.

“Queremos, verdadeiramente, que 2021 e 2022 seja um período de transição para o novo modelo da PAC, baseado em objetivos ambientais e climáticos”, sublinhou.

No que concerne aos investimentos, Maria do Céu Antunes referiu que objetivo passa por promover incentivos para uma transição tecnológica e ambiental nas explorações, bem como proceder à renovação geracional com avisos para os novos agricultores.

Durante a sua intervenção inicial, a ministra da Agricultura reiterou ainda que pretende, até ao verão, ter pronto o primeiro rascunho do plano estratégico da PAC (PEPAC), de modo a que possa ser discutido com o setor e, posteriormente, criar medidas para a sua plena implementação em janeiro de 2023.

Comente este artigo
Anterior Ministra da Agricultura pede às empresas que se responsabilizem pelos trabalhadores imigrantes
Próximo Entrevista com o Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural

Artigos relacionados

Nacional

Cerimónia de lançamento do Prémio Nacional de Agricultura 2019 realizou-se em Beja

A cerimónia oficial do lançamento do Prémio Nacional de Agricultura 2019 realizou-se esta sexta-feira no Espaço BPI da Ovibeja, com início às 18 horas.  […]

Nacional

“Se agora é tudo negociado, de maio para a frente ainda será mais”

Ricardo Serrão Santos, deputado açoriano, eleito pelo Partido Socialista, está a terminar o mandato no Parlamento Europeu. Elege a exceção às obrigações de desembarque do goraz como uma das suas vitórias a favor dos Açores e vê […]

Sugeridas

PDR 2020: abertas candidaturas ao investimento nas explorações agrícolas no setor da cerealicultura

Já está aberto o período de candidaturas à ‘Operação 3.2.1. Investimento na Exploração Agrícola – Sector da Cerealicultura (inclui arroz)’ do PDR 2020. […]