Problemas ainda não estão totalmente resolvidos. Demora na publicação de toda a legislação necessária fez com que ainda não estejam implementadas todas as funcionalidades.
Os agricultores receiam que os pagamentos das ajudas em outubro estejam em risco por não serem capazes de submeter as candidaturas ao Pagamento Único de 2023. Em causa está o adiantamento de cerca de 900 milhões de euros de ajudas comunitárias. Ao ECO, o Ministério da Agricultura garante que os pagamentos estão assegurados.
“O Ministério da Agricultura e da Alimentação pode garantir que pagamento das ajudas aos agricultores, em outubro, está assegurado”, disse ao ECO fonte oficial do gabinete de Maria do Céu Antunes. “Não está nem esteve em causa o não pagamento do adiantamento das verbas comunitárias”, acrescentou a mesma fonte.
O Ministério da Agricultura e da Alimentação pode garantir que pagamento das ajudas aos agricultores, em outubro, está assegurado.
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) considera que o arranque do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC 2023-2027) “não poderia ter começado de pior maneira”, porque “decorridos dois meses da abertura formal […]