Mastercard lança plataforma digital para dinamizar o m-commerce do sector agrícola na Africa Oriental

Mastercard lança plataforma digital para dinamizar o m-commerce do sector agrícola na Africa Oriental

2KUZE oferece aos agricultores acesso ao mercado da procura, permite uma gestão mais rentável do negócio e abre o caminho para um setor agrícola com pagamentos digitais

A Mastercard lançou hoje a 2KUZE, uma plataforma digital que liga pequenos agricultores, intermediários, compradores e bancos na África Oriental. A 2KUZE, que em swahili significa “Vamos crescer juntos”, permite aos agricultores comprar, vender e receber pagamentos de produtos agrícolas através dos seus telemóveis. A plataforma traz os benefícios e a segurança dos pagamentos do comércio móvel aos agricultores do Quênia, Uganda e Tanzânia.

A 2KUZE foi desenvolvida no Mastercard Labs para Inclusão Financeira em Nairobi e criado em 2015 com vista ao desenvolvimento de ferramentas financeiras práticas e rentáveis que facilitem o acesso e ajudem a construir futuros estáveis para mais de 100 milhões de pessoas a nível global. O laboratório trabalha com empresários, governos e outras partes interessadas da África Oriental, através de subsídios da Fundação Bill & Melinda Gates, para desenvolver produtos locais, baseados na expertise global da Mastercard.

Numa primeira fase do projecto piloto, a 2KUZE está a ser lançada em parceria com a Cafédirect Producers Foundation, uma organização sem fins lucrativos que trabalha com 300.000 pequenos agricultores de todo o mundo. Em Nandi Hills, no Quênia, 2.000 pequenos-agricultores utilizam actualmente a aplicação para vender os seus produtos, encontrar e trabalhar com intermediários agrícolas para garantir que atingem os compradores certos pelo melhor preço.

“Oitenta por cento dos agricultores em África são classificados como pequenos agricultores com menos de 1 a 2 hectares de terras agrícolas, o que dificulta as tentativas de impulsionar o crescimento e a prosperidade dentro desta comunidade”, diz Daniel Monehin, Presidente da divisão para a África subsaariana e Chefe de inclusão financeira para mercados Internacionais da Mastercard.

“Acreditamos que através do uso do telemóvel, uma tecnologia tão omnipresente entre os agricultores em África, podemos melhorar o acesso financeiro, trazer eficiência operacional e facilitar pagamentos mais rápidos. A colaboração entre a equipa do Lab e os agricultores no mercado permitiu conceber uma solução que pode ser implementada e produzir um impacto sem grandes mudanças no dia-a-dia”.

A 2KUZE torna a transação muito mais segura e simples para todos os intervenientes na cadeia de abastecimento agrícola – desde o agricultor, ao comprador até ao intermediário. Ao usar o 2KUZE os agricultores podem efectuar todas as transações de venda de produtos e receber pagamentos através dos seus telemóveis, sem terem de caminhar horas até aos mercados. A plataforma permite aos agricultores obter uma maior percentagem de lucro, através de uma maior transparência de preços, do acesso mais direto aos compradores e da certificação de intermediários favoráveis aos agricultores.

Esta solução, em particular, apoia as agricultoras, que muitas vezes têm deveres domésticos que as impedem de sair das quintas e são mais frequentemente sujeitas a terem que aceitar o primeiro negócio que lhes seja proposto nesse dia. A digitalização destas transações para um ambiente confiável e auditável traduz-se numa pegada financeira legítima e abre o acesso a empréstimos e outros serviços financeiros, dando origem a um processo mais eficiente que beneficia toda a cadeia de valor, assim como a economia em geral.

O Mastercard Lab está a explorar o potencial da 2KUZE na ajuda às comunidades agrícolas a receber o nível certo de investimento e a incentivar formas mais eficientes de fazer negócios com pequenos agricultores.

2KUZE é uma das várias colaborações nas quais o Mastercard Lab para Inclusão Financeira está a trabalhar. O Lab foi criado em África com objectivo de contribuir para o compromisso global da Mastercard em ligar 500 milhões de pessoas a serviços financeiros convencionais através do uso de parcerias público-privadas com governos, sector privado e organizações não-governamentais.

 Sobre a Mastercard

Mastercard (NYSE: MA), www.mastercard.com, é uma empresa de tecnologia na indústria global de pagamentos. Operamos a rede de processamento de pagamentos mais rápida do mundo, ligando consumidores, instituições financeiras, comerciantes, governos e empresas em mais de 210 países e territórios. Os produtos e soluções da Mastercard tornam as atividades diárias de comércio – tais como fazer compras, viajar, administrar um negócio e gerir as finanças – mais fáceis, seguras e eficientes para todos. Siga-nos no Twitter @MastercardNews, participe nas discussões no blog Beyond the Transaction Blog e subscribe for the latest news on the Engagement Bureau.

Para mais informações contacte, por favor:

Mastercard

Head of Communications Western Europe

Cristina Feliu – +34 608 249 244 / [email protected]

Y&R PR – 213 816 347

Luís Rosendo – 917 228 592 – [email protected]

Abigail Vistas – 916 406 948 – [email protected]

Comente este artigo
Anterior Dekalb investe em agricultura de precisão para produzir mais milho com menos recursos
Próximo Lagarta do pinheiro foi «erradicada» de escolas em Portimão

Artigos relacionados

Fitotema

Avisos Agrícolas 27/05/2020: Vinha, Kiwi, Mirtilos, Macieira, Pereira e Batateira

O Serviço de Avisos Agrícolas é um serviço nacional do Ministério da Agricultura que tem por finalidade emitir avisos agrícolas. […]

Comunicados

Dia 26 de Setembro: ‘Dia Mundial do Leite Escolar’ celebra-se amanhã

Informação à imprensa – 25 de Setembro de 2018
Efeméride é assinalada na última quarta-feira do mês de Setembro
A Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL) relembra a efeméride que se assinala amanhã, […]

Comunicados

Projeto LIFE REFOREST apoia a recuperação da floresta após incêndio

A FORESTIS e a Universidade de Aveiro integram Consórcio, co-financiado pela UE no âmbito do Programa LIFE, que executará o projeto “LIFE REFOREST – Prevenção de erosão e recuperação de áreas florestais queimadas através de uma solução inovadora de fungos e tecnossóis ”, que terá início no próximo mês de julho. […]